terça-feira, 13 de outubro de 2009

O Grande Gilberto Braga

Para nós, roteiristas, Gilberto Braga pode ser considerado um "mestre", embora muito recluso e, ao que tudo indica, pouco disposto a dividir com os humildes mortais seus vastos conhecimentos na arte de escrever.

Um roteiro de GB (para os íntimos) pode ser considerado uma verdadeira aula, como a cena da surra de Maria Clara em Laura na novela "Celebridade". Na internet é possível encontrar muitos capítulos de suas novelas disponíveis para download. Foi em um deles que me baseei e tirei dúvidas para escrever minha primeira sinopse.

São dois lados de uma mesma moeda:

Um roteirista detalhista, como GB, diz ao diretor exatamente o que ele quer da cena. Chama para si a responsabilidade de todo o desenrolar da história.

Do outro lado existem aqueles que se limitam aos diálogos e dão liberdade ao diretor para cuidar do resto, como é o caso de Walcyr Carrasco. Aí vai da personalidade de cada um... Mas prefiro o estilo de Gilberto, porque seja lá quem for o diretor sempre terá o caminho bem traçado para desenrolar a história, evitando descambar para um rumo que talvez não fosse o desejado pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário