terça-feira, 30 de março de 2010

BBB 10 chega ao fim com menos audiência e mais faturamento


Se não foi o mais visto entre todas as edições do programa, o BBB 10 termina nesta segunda-feira, pelo menos, com um título consagrador. Foi a edição que conquistou a maior participação do público. Nesta décima produção, o reality show da Globo superou todas as marcas no quesito interatividade. As votações mobilizaram um número recorde de pessoas, torcidas apaixonadas que votaram em seus brothers favoritos por telefone, internet ou enviando torpedos. O auge aconteceu no último sábado, quando Dicesar e Dourado fizeram uma espécie de final antecipada, num paredão que registrou 125 milhões de votos, recorde absoluto do programa. Agora, a expectativa é que a final entre Kadu, Dourado e Fernanda supere esse número. O reality tem mais duas edições garantidas.

Para se ter uma ideia, o primeiro BBB, em 2002, teve um total de 22 milhões de votos. De lá para cá, a participação do público só fez aumentar. O BBB 10 já ultrapassou a marca impressionante dos 585 milhões de votos, incluindo aí os números da votação do fim de semana (Dourado contra Dicesar e Lia contra Fernanda). Dentre os paredões de maior votação estão o de Cacau, Lia e Dourado (92,3 milhões); e o de Lia contra Anamara (92,2 milhões).

Além de votar, o público interferiu decisivamente em algumas provas. Para um teste de tecnologia do carro Fiat Linea, os participantes ficaram separados em dois ambientes, enfrentando chuva, calor, frio e vento. A prova também valia a liderança. Os internautas podiam escolher o clima e a intensidade das intempéries. No final, só restaram Cadu e Dicesar. Mas o desejo de ver o professor de educação física carioca como vencedor da prova fez com que os internautas castigassem mais o maquiador.

Campanha na rede

As redes sociais também foram aliadas do BBB 10. O próprio diretor do programa, J.B. de Oliveira, o Boninho, usou o seu perfil no Twitter para ouvir críticas, sugestões e até antecipar informações sobre as provas. O reality mexeu ainda com os famosos. Gente como Ivete Sangalo, Preta Gil e Luciano Huck promoveram campanhas na rede para manter seus preferidos no jogo, pedindo o voto de seus seguidores no Twitter.

Se o programa foi um sucesso de interatividade, a audiência ficou abaixo da dos anos anteriores. O BBB 10 chegou a marcar 38 pontos nas quartas-feiras, mas esse índice nem é considerado pela Globo. Acontece que, neste dia, o reality é mais curto, cerca de cinco minutos de duração, por causa do futebol, mas sua média é alta porque herda os pontos da novela Viver a vida.

De acordo com dados do Ibope, em São Paulo, o paredão do último domingo deu 28 pontos de média e 55% de participação. Foi o recorde de audiência aos domingos desta 10ª edição. O recorde das terças-feiras foi batido na semana passada, no paredão entre Lia e Anamara, com 37 pontos. Já o maior índice das quintas-feiras (dia de prova do líder) foi registrado em 18 de março, com média de 34 pontos. Em edições anteriores, o programa superava facilmente a faixa dos 40 pontos, o que não aconteceu em momento algum no BBB 10.

Mesmo com audiência mais baixa, o reality ainda é um produto comercialmente vencedor. Só de patrocínio o programa rendeu à emissora R$ 67,5 milhões. Fiat, Niely, Johnson & Johnson (Sundown), Ambev (Guaraná Antarctica) e Unilever (Knorr) adquiriram cotas, cada uma por uma bagatela de R$ 13,5 milhões. Mas, somando todas as ações de merchandisings, este valor deve ultrapassar a casa dos R$ 300 milhões. Para efeito de comparação, o BBB 9 faturou mais de R$ 110 milhões.

O vencedor do BBB 10 ganhará R$ 1,5 milhão. Os finalistas percorreram caminhos distintos para chegar à final. O professor de educação física Cadu não disputou um paredão sequer, foi líder cinco vezes e construiu a imagem de bom-moço. Já o lutador Marcelo Dourado sobreviveu a cinco paredões, nunca pegou a liderança e ganhou a fama de grosseirão, violento e homofóbico. Contra ele pesa ainda o fato de ser “repetente”, como dizia Dicesar, já que foi participante do BBB 4. A dentista Fernanda passou por três paredões, ocupou o quartinho do líder três vezes e passou a imagem de menina fútil e mimada. Quem vence? O público, como sempre, decide.  

Fonte: UOL TV

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