segunda-feira, 26 de julho de 2010

Luque: proibido para maiores de 9 anos


Domingo, 19h. Cercado por Faustão, Silvio Santos e Gugu Liberato, Marco Luque, o apresentador com jeito de criança do “CQC”, surge na tela da Band para apresentar “Formigueiro”, sorri e avisa: “Nosso único objetivo é a diversão”. Trata-se de uma proposta modesta, um pouco mais fácil de realizar do que a de “Legendários”, por exemplo, que prometeu revolucionar a tevê brasileira na sua estreia. Mas ainda assim não é tarefa para qualquer um, diante de tal concorrência.

Para ajudá-lo, Luque convocou Claudia Leitte, “uma das maiores cantoras do mundo”. Também pediu a ajuda de duas formigas, um mágico, um cientista maluco, um criador de traquitanas e um ex-jogador de futebol. Uma espécie de exército de Brancaleone, que aposta na sua falta de jeito para divertir.

Atração atrás de atração, brincadeira depois de brincadeira, porém, “Formigueiro” não consegue arrancar um único sorriso do público. E não é o crítico mal-humorado que está dizendo isto. Preste atenção na plateia que participou da gravação do programa de estreia. São, aparentemente, adolescentes, perto dos 18 anos – e eles não acham graça de nada.

Para este público, as piadas de Luque sobre “primeira vez” não parecem piadas. Tana e Jura, as formigas, soam menos engraçadas que o Louro José. Uma foto intriga o público: “É uma bunda ou um cotovelo?”, pergunta o apresentador. Adivinhe. Para decepção geral, é um cotovelo.

Começo a perceber que há um problema em relação ao horário e o público-alvo do programa quando o mágico faz uma mágica que meu sobrinho de 12 anos sabe fazer. Denilson e Luque simulam um jogo de tênis no qual frigideiras fazem o papel de raquetes e uma tapioca é a bola. O cientista propõe uma experiência nojenta, que não causa nojo.

“É o programa mais legal, mais divertido que eu já participei”, diz Claudia Leitte, onipresente durante as duas horas da atração. A censura de “Formigueiro” é “livre”, mas faltou avisar que é proibido para crianças maiores de 9 anos. A atração de Marco Luque talvez ficasse melhor num horário matinal ou vespertino.

Fonte: Maurício Stycer, do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário