segunda-feira, 23 de agosto de 2010

"Malhação" reestreia com cara de novela


Quinze anos depois de ser lançada, “Malhação” volta às mãos de seu criador. A partir desta segunda-feira (23/8), Emanuel Jacobina, que criou o programa com Andréa Maltarolli, reassume a autoria da nova temporada da produção e promete dar a ela “cara de novela”. “Na verdade, vai ser uma trama que não tem a carga romântica de um folhetim das 18h, nem a liberdade para fazer comédia de uma trama das 19h. Terá um compromisso muito maior com o tratamento realista do universo jovem”, adianta Jacobina.

Para retratar esse universo jovem da maneira mais realista possível, o autor escolheu dois jovens de universos opostos: Pedro (Bruno Gissoni), que mora na periferia e tem de pegar duas conduções para chegar à escola; e Catarina (Daniela Carvalho), que mora em um bairro nobre, perto do colégio. É no colégio, o Primeira Opção, que os dois se encontram e têm suas vidas cruzadas. “A diferença dessa temporada para as demais é que estou posicionando a história numa grande metrópole brasileira”, conta.

Novatos na TV, tanto Bruno Gissoni quando Daniela Carvalho estão segurando a oportunidade de estrear em “Malhação” com unhas e dentes. “Quando peguei o personagem, falei: ‘puxa, tenho que estudar muito e mostrar o meu diferencial; que posso fazer um trabalho legal’”, conta Daniela.

Assim como ela, Bruno também está aproveitando a chance de estrear em uma produção da Globo. E mesmo sabendo que Fiuk –protagonista da temporada anterior da novelinha– tem uma legião de fãs, não está preocupado com as possíveis comparações. “Eu e ele somos pessoas diferentes, cada um tem seu estilo. Além disso, nossos personagens também não têm nada a ver”, justifica.

Engajamento

Outro diferencial na nova temporada de “Malhação” é a escalação do elenco adulto, que será formado, entre outros, por Helena Ranaldi, Ailton Graça, Mário José Paz, Sandra Corveloni e até mesmo o rapper MV Bill, que será um dos professores da escola. A intenção é atrair o público adulto para o horário. “Acho o MV Bill muito representativo pelo trabalho social que ele faz. E isso é importante para ‘Malhação’. Traz uma credibilidade enorme para o programa”, opina o diretor de núcleo, Ricardo Waddington.

Estreante como ator de TV, MV Bill conta que só aceitou participar de “Malhação” por saber que veria o jovem brasileiro retratado fielmente na teledramaturgia. “Essa temporada vai ser mais real, vai mostrar os conflitos sociais e raciais do jovem brasileiro”, acredita o rapper, confessando que, a princípio, estranhou o convite para atuar na novelinha.

“Estranhei porque não consigo ver novelas. Nunca me sinto inserido nelas. Mas quando soube que era uma nova proposta, topei fazer”, lembra.

O rapper vai fazer par romântico com a atriz Helena Ranaldi.

“Preconceito é bobagem”, diz Helena Ranaldi

Quem também se entusiasmou ao ser convidada para participar de “Malhação” foi Helena Ranaldi, que vai dar vida à pedagoga Tereza Marins. “Meu filho, de 12 anos, ficou animadíssimo quando soube que ia fazer ‘Malhação’. Estou achando ótimo, porque vai ser a primeira vez que vou trabalhar diretamente com o público jovem”, conta ela.

Sobre o preconceito que existe em relação aos atores adultos que fazem “Malhação” [como se fosse um trabalho menor comparado aos das outras novelas], Helena acha bobagem. “Todas as pessoas com quem conversei que já fizeram outras temporadas do programa disseram que o clima é maravilhoso. Quer coisa melhor?”, indaga ela.

O ator Mário José Paz –que viveu o personagem Maradona em “Viver a Vida” e agora vai interpretar o treinador de futebol André Farnel-, vê na novelinha a chance de aprimorar seu trabalho. Para o argentino, a trama adolescente tem um clima bastante acolhedor.

"Nunca acompanhei muito 'Malhação', mas acho um programa excelente para os jovens. O elenco é ótimo, estamos entre amigos", conta Mário, que também não se incomoda com o preconceito contra “Malhação”.

Desinteresse do público

Emanuel Jacobina admite que, nesses 15 anos de “Malhação”, o público perdeu o interesse pelo programa algumas vezes. “Ficar há tanto tempo no ar causa um desgaste natural”, acredita Jacobina. No entanto, ele defende que a atração ainda tem uma bela expectativa de vida. "’Malhação’ é o único programa da TV aberta que trata do universo do jovem brasileiro. Quando começarem a surgir outros projetos como ele, pode ser que, então, esteja com seus dias contados. Mas até lá, não”, defende.

Ricardo Waddington também acredita que, apesar de estar há 15 anos no ar, “Malhação” é necessária para a grade. “Nenhum outro programa da televisão brasileira se aprofunda com tanta responsabilidade e com tanto cuidado em temas que são diretamente ligados à adolescência”, argumenta o diretor.

Fonte: UOL TV

Um comentário:

  1. Nossa meu sonho era fazer malhação.
    E também conhecer a Daniela Carvalho(Catarina) e o Gabriel Chadan (Lucio).
    Adoro o papel do lucio pois ele com aquela cara de bravo teimoso , fica muito lindo .

    A daniela (Catarina)
    com seu jeito meigo charmoso nossa amo de páixão malhação nao perco um dia -
    Beijos . sucesso

    email :Taisrebolation@hotmail.com ou

    tais_morales@yahoo.com

    ResponderExcluir