quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ceagesp de "Passione" funciona no Rio de Janeiro


Quem já foi à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp), sabe a imensidão do mercado, que recebe a produção de mais de 22 mil agricultores brasileiros. São 700 mil metros quadrados e, por seu tamanho e movimentação financeira, é considerado o maior mercado atacadista de alimentos "in natura" da América Latina. Em "Passione", Candê, personagem de Vera Holtz, ganha a vida com uma banca no local. Mas gravar uma novela das nove num lugar tão movimentado seria uma tarefa praticamente impossível. Para solucionar a questão, a cenógrafa May Martins reproduziu a Ceagesp em menores proporções no Projac, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Logo de cara, May percebeu que tinha um desafio pela frente. "A gente sabia que o universo da Ceagesp era um diferencial da novela", admite. Para fazer caber o mercado de São Paulo dentro do Projac, foram feitas várias maquetes eletrônicas. "Conseguimos reduzir até chegar aos dois mil metros quadrados que ocupamos em Jacarepaguá", conta a cenógrafa.

O trabalho levou dois meses para ficar pronto. No lugar em que o mercado foi erguido era apenas um descampado, que antes havia sido usado pela Globo para reproduzir Brasília para a minissérie "JK", exibida em 2006. "Tivemos que fazer uma fundação para suportar o peso da estrutura de ferro que compõe o cenário. Além disso, asfaltamos toda a área da Ceagesp", explica. 

Mas reproduzir a Ceagesp não poderia ser apenas montar toda essa estrutura. Também era preciso ter mercadoria em abundância, como acontece com o mercado original. Nessa hora, a produção de arte foi chamada para confeccionar parte das 2.800 caixas de legumes falsas. Elas são feitas de madeira e forradas com papel que imita verduras fresquinhas. São essas caixas que ficam em cima dos carrinhos carregados de um lado para o outro por figurantes de empresas terceirizadas.

 Toda vez que tem gravação na barraca da Candê, a produção de arte acorda cedo para comprar 150 caixas de verduras e legumes naturais, que serão distribuídas em cima das caixas falsas. Assim, sempre que a câmera passar por qualquer canto da Ceagesp montada no Projac, o telespectador vai ter a impressão de que todo o material utilizado é perecível.

Quando as cenas terminam, os atores podem levar legumes e verduras para casa. Depois de uma manhã inteira de gravação, Vera Holtz leva para o camarim um saquinho com pimentas. "Adoro pimenta e me ensinaram um jeito diferente de fazer a conserva que eu quero experimentar", justifica a atriz. Sincera, Vera não esconde que faz uma espécie de "sacolão" quando grava na Ceagesp carioca. "Quando eu chego em casa, os porteiros do meu prédio morrem de rir. Ficam me chamando de Candê", diverte-se.

Antes de começar a gravar "Passione", Vera resolveu dar um passeio pela Ceagesp verdadeira. "Não conhecia e fiquei impressionada com o lugar. É uma imensidão", lembra. Na opinião da atriz, reproduzir a atmosfera do mercado no Projac era fundamental. "Esse cenário no Rio leva a gente para São Paulo. A energia da Ceagesp é muito peculiar, mas eu acho que a gente conseguiu se aproximar bem", conclui Vera.

Fonte: UOL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário