sexta-feira, 24 de setembro de 2010

'Prodígio' versus 'Guerreiro': a final de "Ídolos"


Entenda por que Israel Lucero venceu Tom Black no reality show

"Alma limpa e o coração vibrando". Essa foi a definição de Israel Lucero ao vencer o programa "Ídolos 2010", na madrugada desta quinta-feira (23). O "prodígio", como era chamado por muitos, deixou para trás o baiano Tom Black e arrematou um contrato com a gravadora Universal Music e um carro zero. Estava selado o destino de um garoto que foi de Itajaí (SC) com uma proposta na garganta e uma promessa na mente: Israel queria, e precisava, ser um astro da música sertaneja, já que cantava e se apresentava desde os cinco anos de idade.

Horas antes de o programa começar, quando os convidados ainda chegavam ao Via Funchal --em São Paulo, local onde aconteceu a final do reality--, Luiz Calainho, empresário do ramo musical e jurado do programa, já lançava sua aposta. "É claro que os dois [Israel e Tom] são muito bons. Mas o Israel vai ganhar.  Ele abraçou a música sertaneja de uma tal forma e com tanta segurança que não tem como não admirar. E ele nem foi muito nessa onda do sertanejo universitário, ele buscou no passado, naquela coisa mais romântica", disse.

Enfim, o programa começa. Os candidatos cantam e tentam dar o melhor de si, mesmo cheios de uma ansiedade visível que precede o anúncio daquele que ganhará um contrato com uma gravadora e assessoria musical. Mas, olhando para todo esse percurso dos candidatos no reality, uma das coisas mais curiosas de se perceber é como esses colegas e concorrentes de "Ídolos" tentam esconder o sentimento de rivalidade. Em diversos momentos desses 90 dias de competição, nenhum deles ousou criticar ao outro, pelo menos não deixou escapar aos olhos e ouvidos da grande imprensa. Mas, durante a 3ª edição do programa exibido pela Record, ficou claro que, embora a rivalidade parecesse não existir entre os 10 finalistas que viveram pouco mais de dois meses na "Mansão Ídolos", havia, sim, uma espécie de "fantasma" que por vezes os assombrava, pelo menos nove dos candidatos: Israel, o menino de 16 anos, baixinho e seguro, que nunca chegou a ir para a berlinda nos dias de eliminação. Pois é, o garoto foi o único entre os finalistas que estava sempre tranquilo, sem medo de perder a majestade.

E é essa segurança que também atraiu o público que o fez vencer "Ídolos 2010". O sertanejo está na moda? Está, e o fato de Israel ter uma voz potente para cantar esse estilo ajuda e muito. O "prodígio" canta desde os cinco anos e já tem fã-clube, facilitando as votações favoráveis a ele? Certamente, mas outros concorrentes conseguiram fãs-clubes, inclusive nas redes sociais, bem mais populosos do que os de Israel. Nenhuma explicação mesquinha parece servir para entender a vitória de Israel Lucero no reality e por que ele pode vir a ser até um fenômeno musical. Leila, a mãe do garoto, diz que ele tem gostos simples, é educado e às vezes bravo. "É um menino comum, mas sempre foi sonhador e decidido", disse. A jovem mãe, de apenas 34 anos, ganhou dois presentes bem no dia do seu aniversário: ver o filho ganhar um programa de TV e um carro. Mas para ela, o maior presente ela já ganhou. "Ver o Israel feliz aqui já me fez feliz. Era isso o que ele queria, cantar na televisão e com o ídolo dele [o cantor Daniel]".

"Não tenho medo do público. Gosto de estar perto e me sinto seguro e tranquilo no palco". Assim é Israel, um menino de signo forte, de Escorpião, uma fortaleza de calmaria. Do outro lado do barco, estava o nervoso e tímido Tom. Talentoso, segundo Calainho, canta com o coração. Mas a timidez deste canceriano ainda o atrapalha, dizia Paula Lima, após uma apresentação meio desengonçada do baiano de 25 anos no palco de "Ídolos", há poucas semanas. "Não me acho assim tão tímido, mas sei que tem um lado meu que pode me atrapalhar, pois esse lado é uma criança que às vezes fica sem saber para onde ir e precisa de uma direção", contou Black, logo depois de saber que não havia vencido o programa.

"Ele é alguém que faltava no cenário e essa falta de intimidação com as pessoas vai levar ele muito longe", afirmou Paula Lima sobre Israel. Marco acha que a liberdade de expressão do garoto era única no programa e que isso possivelmente o ajudou a ganhar o reality. Calainho, depois de acertar em cheio a vitória de Israel, deu uma breve explicação sobre o porquê de o menino ser tão brilhante. "Ele sabe qual é o seu norte, e isso, especialmente nessa área musical de hoje, faz toda a diferença. Israel é dono de verdade da sua voz, da sua postura no palco e do seu corpo. E  ele tem só 16 anos. Imaginem daqui um tempo. É só esperar para ver".

Fonte: UOL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário