terça-feira, 26 de abril de 2011

Roberta Rodrigues atua e canta em "Insensato Coração"


Nem o fato de estar em uma novela das nove deslumbra Roberta Rodrigues, que representa a quituteira Fabíola em "Insensato Coração". Nascida e criada na comunidade do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro, Roberta ainda mora na favela e estranha quando perguntam o porquê. "Aqui ninguém me julga pelo que eu tenho. Não preciso morar em um condomínio de luxo pra ser alguém. O Vidigal tem uma energia maravilhosa", defende a atriz, que viu o sucesso de sua carreira começar, justamente, na comunidade onde viveu a vida inteira.

Aos 16 anos, depois de alguns cursos de interpretação, Roberta começou a participar do grupo teatral "Nós do Morro" que, desde 1986, forma técnicos e artistas em diversas regiões carentes do Rio de Janeiro e apresenta espetáculos no Brasil e no exterior. "Fui mordida pelo bichinho do teatro e me apaixonei de vez pela interpretação", conta a atriz, que se diz fã de carteirinha da instituição. Não é por menos. Através do grupo, Roberta teve a grande oportunidade de sua vida, em 2002: ganhou um papel no filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles.  Depois disso, surgiram os convites para a série "Cidade dos Homens", no mesmo ano, e já em 2003, para a novela das nove "Mulheres Apaixonadas", ambas da Globo. Roberta não parou mais. Recentemente, foi indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante por sua atuação no filme "5x Favela - Agora Por Nós Mesmos" no 10º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Apesar da variedade de projetos, os personagens que interpreta quase sempre são mulheres sensuais. Da amante de um coronel, na série "JK", até a babá ousada da série "As Cariocas", ambas da Globo, Roberta se consagrou com personagens que exploram sua imagem de "gostosona". "Eu sofria com isso, mas agora parei. Com meu biótipo, não tem como fugir disso", confessa. Aos seis anos, Roberta já fazia nado sincronizado e, além de brincar muito e escalar árvore, ainda subia a ladeira do Vidigal diariamente. Foi assim, que Roberta começou a moldar o corpo escultural que atrai olhares. Hoje, faz boxe e aeróbica para manter a forma. Mas, apesar de ter consciência de seus atributos físicos, a atriz quer mostrar que é muito mais do que uma mulher bonita na TV. "Eu tenho vontade de fazer algo bem radical. Queria dar uma enfeiada para algum papel. Se tiver que raspar a cabeça, eu raspo. Queria fazer uma vilã também", declara.

Em "Insensato Coração", a personagem Fabíola é uma cozinheira, que tenta a carreira como cantora de MPB. E, através dela, Roberta tem mostrado que além da beleza e da interpretação, também se destaca quando o assunto é soltar a voz.  Só que a paixão pela música não se restringe ao papel. Com a sua banda, Melanina Carioca, formada com amigos do Vidigal, Roberta não para de fazer shows e já está até em turnê por outros estados."Às vezes saio da gravação muito cansada e corro pra fazer algum show, mas é tão prazeroso e é um mercado tão difícil, que me sinto privilegiada", pondera.

A carreira como atriz e cantora chama a atenção dos que convivem com Roberta Rodrigues e para muitas crianças do Vidigal, ela é uma referência. "Não carrego isso como fardo, carrego como presente divino. Quero fazer a diferença para essas crianças, assim como outras pessoas fizeram diferença na minha vida", emociona-se.

Fonte: UOL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário