segunda-feira, 30 de maio de 2011

Reviravoltas alavancam audiência de "Insensato Coração"


Mal sai um, entra outro. Se você perdeu a cena do seu ator favorito em "Insensato Coração", trama das 21 horas da Globo, pode ter sido sua última chance. Até agora, entre o elenco inicial de 66 atores, 16 já deixaram a trama.

"A história foi criada desta forma. O objetivo é ter sempre novidades no ar, tramas intermediárias com começo, meio e fim, que se encerram e abrem espaço para novos personagens interagirem com o elenco fixo", diz Ricardo Linhares, que assina o folhetim com Gilberto Braga.

E é o entra e sai de personagens, que em novelas com elenco fixo seria visto como um problema de escalação, o que mantém o ritmo de "Insensato...", já que não há tempo de o público se cansar.

"É uma maneira diferente de contar novela, e somos muito bem-sucedidos. Cada capítulo tem por volta do dobro da soma da audiência de todos os programas concorrentes", explica Linhares, que se dá ao luxo de escalar estrelas para fazer pontas.

José Wilker fez sete capítulos; Vera Fischer deu o ar da graça por apenas dois.

Maria Thereza Fraga, pesquisadora de linguagem da mídia da USP, não vê desvantagens em elencos passageiros. "Dá uma nova velocidade para a novela, coisa que normalmente não se tem."

Além do vaivém, reviravoltas de personagens fixos também dão fôlego à trama, ajudando a salvar o casal protagonista Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paola Oliveira), que passar a dividir espaço com Norma (Glória Pires), atual foco da novela.

Enganada pelo vilão Léo (Gabriel Braga Nunes), ela foi condenada a seis anos de prisão e saiu com sede de vingança. Sua transformação de enfermeira boazinha a megera já mostrou resultados.

Há duas semanas, no capítulo em que chega ao Rio para se vingar, a trama bateu recorde de audiência: 41 pontos. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP.

De todas as mudanças, a única não programada foi a de Tia Neném (Ana Lúcia Torre), que morreria, mas agradou e fica até o fim.

E novos vaivéns estão no horizonte do folhetim. "Em breve, Milton Gonçalves, que faz Gregório, pai de André (Lázaro Ramos), vai reaparecer", avisa Linhares.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário