sábado, 17 de setembro de 2011

Atores portugueses invadem a TV brasileira


Nesta quarta-feira (14/09), Ricardo Pereira completa 32 anos de vida. O ator português já tem 10 anos de carreira na televisão - e 7 de experiência na TV brasileira.

Ricardo estreou no Brasil em "Como uma Onda" (2004), novela exibida pela Globo às 18h. Depois disso, atuou em outras produções brasileiras: "Pé na Jaca" (2006, 19h), "Negócio da China" (2008, 18h) e a mais recente, "Insensato Coração" (2011, 21h) - todas na Rede Globo. Também participou de episódios de "Toma Lá Dá Cá" (2009) e "A Vida Alheia" (2010), e da novela "Prova de Amor" (Record, 2005).

Com toda essa presença, o ator transformou-se no mais bem sucedido nativo de Portugal nas telinhas do Brasil. Ou pelo menos o mais duradouro. Desde os anos 70, atores lusitanos fazem aparições nas novelas brasileiras. Relembre a seguir os principais representantes da "terrinha".

A novela "O Casarão" (Globo, 1976, 20h), trazia no elenco uma dupla portuguesa: Laura Soveral e Tony Correia. Laura faria ainda "Duas Vidas" (Globo, 1976, 20h), a novela que sucedeu "O Casarão", e depois não apareceu mais na TV brasileira.


Já Tony Correia alcançou sucesso notável. Depois de "O Casarão", ele fez sucesso como o português Machadinho na novela "Locomotivas" (1977, Globo, 19h). Virou um galã conhecido, cujo charme rendeu a ele convites para apresentar eventos e bailes de debutantes.

Em 78, atuou na novela "Aritana" (TV Tupi, 20h), e em 81 estrelou e produziu o filme "Os Campeões", ao lado de Armando Bógus e Monique Lafond. Ainda nos anos 80, ele voltou para Portugal, e não conseguiu emplacar carreira na TV portuguesa.

Décadas depois, ele voltou ao Brasil e fez pontas em "Sabor da Paixão" (2002), "Celebridade" (2003), "Um Só Coração" (2004) e "Belíssima" (2005) - todas na Globo. Também atuou em "Roda da Vida" (2001), na Record. Mas a principal atividade de Tony, hoje, é como palestrante em empresas.

Atualmente, uma nova versão de Tony Correia está no ar na Globo. Trata-se de Paulo Rocha, que interpreta Guaracy em "Fina Estampa", a novela das 21h da emissora. Apaixonado pela protagonista Griselda (Lília Cabral), Guaracy tenta conquistar a durona mulher.


Paulo Rocha tem características semelhantes ao Tony Correia dos anos 70: porte de galã, faz sucesso entre o público feminino, e interpreta marmanjos com toques cômicos. A diferença é que, ao contrário da trajetória de Tony, Paulo já é um astro da TV portuguesa, tendo atuado em diversas novelas por lá, como "Perfeito Coração" (2009) e "Ninguém Como Tu" (2005).

Uma tentativa de intercâmbio televisivo entre os dois países aconteceu em 1992, com a novela "Pedra Sobre Pedra". Era uma coprodução da Globo com a RTP portuguesa - esta, além de financiar 20% da novela, enviou dois atores portugueses para o elenco: Carlos Daniel e Suzana Borges.

O mesmo aconteceu em 2006, quando a Band e a RTP se uniram para produzir "Paixões Proibidas", que contava com vários astros portugueses, entre eles Pedro Lamares, Natália Luísa e São José Correia.

"Acho natural que haja esse intercâmbio, afinal Brasil e Portugal são pátrias irmãs", comenta Nilson Xavier, autor do "Almanaque da Telenovela Brasileira" e criador do site www.teledramaturgia.com.br. "E acho natural que seja mais do lado de cá do que do lado de lá, afinal, o Brasil produz mais novelas que Portugal".

Mas apesar dessa presença portuguesa nas novelas brasileiras, o fato é que esses atores acabam não fixando uma carreira estável por aqui. "Acho que esses atores não vingam porque não é toda novela que precisa de um ator português. E afinal, o país deles é lá, não aqui", opina Nilson Xavier.

Para o blogueiro português Hugo Costa, autor de um pioneiro site sobre Gilberto Braga, o obstáculo seria a própria língua. "Os portugueses têm um treino diário de assistir novela brasileira desde 1978, então é muito fácil para nós conseguirmos compreender não só o sotaque como as expressões idiomáticas, as gírias", diz Hugo. "Já para um brasileiro é muito mais complicado compreender o que um português fala. Nós fechamos vogais que vocês abrem, comemos muitas sílabas..."

Fonte: IG

4 comentários:

  1. esses portugueses sao lindos hein.beijo

    ResponderExcluir
  2. Impressão minha, ou eles só querem mandar atores de olhos claros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a tv globo deveria mostrar como os portugueses retratam os brasileiros em sua tv,enquanto portugueses aparecem de galã em novelas tupiniquin brasileiros são chamados de ladrões e putas em programas da tv lusitana...

      Excluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=vw3o8GMKFg8

    ResponderExcluir