sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Autoras comemoram sucesso de "Cordel Encantado"


"Cordel Encantado" termina hoje (23), e a sensação nos bastidores da novela é de dever cumprido. A novela das seis, que conseguiu a proeza de atingir 30 pontos de média no Ibope, quebrou barreiras ao levar ao grande do público um pouco da literatura de cordel. Mesmo assim, Duca Rachid, que divide a autoria da trama com Thelma Guedes, ambas de 49 anos, diz que a aprovação do telespectador não a surpreendeu. "Os bons índices de audiência não foram uma surpresa pra mim, sinceramente", afirma Duca.

Domingos Montagner, que vive o cangaceiro Herculano, foi alçado ao posto de galã. "Nas ruas, elas querem matar o Timóteo! E querem levar o Herculano pra casa", conta Duca, aos risos.

Na reta final da trama, Thelma Guedes e Duca Rachid tiraram um tempo livre e responderam, por e-mail, algumas perguntas. Leia na entrevista a seguir:

Vocês acreditavam que "Cordel Encantado" conseguir atingir 30 pontos de média no Ibope?
Duca - Eu acreditava muito nessa novela. Os bons índices de audiência não foram uma surpresa pra mim, sinceramente.
Thelma - Eu também tinha confiança de que a novela tocaria o coração do público. Mas não tinha ideia de que patamares de ibope atingiria.

Quais foram os pontos altos de Cordel na opinião de vocês?
Duca - Ah! Difícil dizer....! Eu citaria os primeiros capítulos, na França e em Canindé de São Francisco; as chegada da corte de Brogodó, as cenas de ação foram incríveis, o “despertar de Açucena”, A coroação de Timóteo...Tantas!
Thelma - Acho que houve muitos momentos fortes e emocionantes. Alguns me emocionaram especialmente, como a morte de Januário Cabral; Açucena e Jesuíno ainda crianças entrando no lago e saindo de lá já adultos; Jesuíno a pedindo em casamento; Rei Augusto dançando a valsa com Maria Cesária na sala vazia, depois do baile; o dia em que Herculano sofreu a armadilha no cinema, foi preso e Jesuíno o chamou de pai pela primeira vez; no dia em Doralice se vestiu de homem pela primeira vez e salvou Jesuíno... Se me deixarem, passo o dia todo listando...

Quanto tempo por dia vocês se dedicaram a "Cordel Encantado" nessa reta final?
Duca - Sempre trabalhamos cerca  de 12 a 13 horas por dia, ou mais.
Thelma - Acho que foi mais do que isso! Durante todo o período em que a novela esteve no ar, a gente ficou 24 horas ligada nela!

Quem foi o grande destaque de "Cordel Encantado"?
Duca - Também é difícil falar num só destaque: além de Bruno, Cauã, Jayme, Bianca, Natália, Caruso, Zezé, Osmar, Kike e Ana Cecília, João Fernandes, como Nidinho e, claro, Domingos Montagner como Herculano.
Thelma - A Duca já citou a maioria. Eu acrescentaria a Débora Bloch, o Carmo Dalla Vecchia, a Lucy Ramos, o Felipe Camargo, o João Miguel, a Ilva Niño, a Berta Loran, o Miguel Rômulo, o Tuca Andrada... Poxa, quanto mais falo, mas vejo que deixei de citar algum ator que se destacou! Todos! Todos foram espetaculares! Só sinto não termos podido, por falta de espaço, ampliado mais alguns papéis, como o do Marcelo Novaes e da Heloísa Perissée. Se tivéssemos espaço, com certeza a trama deles teria rendido muito mais!

E a grande surpresa?
Duca - Domingos Montagner, João Fernandez, Mouhamed Harfouch, entre tantos!
Thelma - Todos os atores deram gás enorme a seus personagens nesta novela! Mas não me surpreendi não. Talvez as crianças tenham surpreendido, por serem tão novinhos e já estarem tão bem em cena.

Lícia Manzo, autora de “A Vida da Gente” disse em entrevista ao UOL que fazer uma novela depois de "Cordel Encantado" é uma grande responsabilidade. Ela fala que "Cordel"  é uma excelência em termos de produção. Como vocês recebem esse elogio?
Duca - Devemos isso ao empenho de Ricardo Waddington, de nossa “irmã”, Amora Mautner; Fred Rangel na fotografia, Marie Salles e Karla Monteiro no figurino; João Irênio no cenário; Eduardo Queiróz na trilha sonora. Tenho muita fé que Lícia fará uma grande novela! Torço por ela. Que faça muito sucesso!
Thelma - Eu agradeço muito o elogio, e claro que, como a Duca, divido os louros com toda a nossa equipe. Também percebo na novela "A Vida da Gente" uma belíssima produção, com uma grande história, que tem tudo para cativar o público! Meu carinho e torcida para a Lícia!

Como é a reação das pessoas nas ruas? Elas torcem por algum personagem específico? O que vocês escutam do público?
Duca - Ah! Elas querem matar o Timóteo! E querem levar o Herculano pra casa…[risos]
Thelma - Acho incrível, porque as pessoas realmente se envolveram com todos os personagens da novela. Ouço todo tipo de palpite. Antes de Dora reconhecer que estava apaixonada por Felipe, o que as pessoas mais pediam era para Dora parar de ir atrás de Jesuíno! Agora muita gente pede para Florinda não ficar com Petrus e voltar pro marido Zenóbio. E também a mulherada adora Herculano com Úrsula, mesmo sendo um amor bandido. E, claro, querem um castigo à altura das maldades que Timóteo cometeu!

Fonte: UOL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário