quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Presidente sanciona nova lei da TV à cabo


Foi sancionada pela Presidente da República Dilma Roussef, nesta segunda-feira (12), a nova legislação que regulamentará a TV a cabo no Brasil. A nova lei está sendo anunciada no Diário Oficial desta terça-feira e revoga automaticamente as práticas anteriores relacionadas a gestão do setor no país.

As principais marcas desta nova lei são a abertura do mercado às empresas internacionais, as quais poderão ter a participação que desejarem nos serviços por assinatura, e a instauração de uma quantidade mínima de programação produzida no Brasil.

A partir desta nova lei, as empresas estrangeiras terão livre autonomia para gerenciar suas operações no Brasil. Elas poderão interferir diretamente no mercado de distribuição de TV a cabo. A legislação antiga previa um teto de 49% e que se caso houvesse interesse que este número fosse ultrapassado, a empresa deveria atuar por meio de uma outra com sede no país.

Já em relação à programação, com as mudanças promovidas os canais deverão veicular entre 18h e 22h ao menos três horas e meia de conteúdo nacional semanalmente.

Também há a previsão de que metade desta cota seja preenchida por atrações que sejam produzidas por grupos não ligados à empresas de radiofusão, ou seja, medida a qual privilegiará as produtoras independentes.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário