segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"A Vida da Gente" mostrará as novas famílias


A estrutura familiar mudou muito nos últimos anos. Figuras como padrastos, "irmãos postiços", e "donos de casa" são cada vez mais frequentes nos lares. E são justamente essas transformações nas relações que a estreante autora Lícia Manzo pretende discutir em "A Vida da Gente", novo folhetim das seis da Globo, com direção de Jayme Monjardim. "Há pouco mais de 50 anos, a formação de uma família era algo rígido: um pai, uma mãe, filhos, um cachorro. Hoje, temos lares desfeitos e refeitos, mães e pais solteiros, enfim, mil formas de configurações familiares possíveis", explica a autora que, apesar de já ser redatora da Globo há 14 anos, emplaca seu primeiro folhetim na emissora. Antes, apareceu como escritora principal apenas na série "Tudo Novo de Novo", exibida no ano passado.

"Estou investido em uma novela clássica agora", esclarece ela sobre o folhetim, que terá em torno de 180 capítulos. A nova produção investe no melodrama para substituir a bem-sucedida fábula "Cordel Encantado", de Duca Rachid e Thelma Guedes. Com ótimos índices de audiência, a produção marcava entre 25 e 30 pontos no horário. "Estou com frio na barriga. Com 'Cordel' aconteceu algo que há muito não presenciava, o público falando de uma novela com amor. Temos de chegar com muita força", deseja Lícia. 

Em "A Vida da Gente", Lícia repete parte do conflito abordado em "Tudo Novo de Novo". Porém, aprofundando o tema "relações familiares" com mais núcleos e desdobramentos. Para ilustrar essa nova formatação da família, está o clã encabeçado pela mocinha Ana, protagonista de Fernanda Vasconcellos. Tenista profissional e renomada aos 17 anos, sua vida vira um verdadeiro caos emocional quando se apaixona pelo "meio-irmão" Rodrigo, primeiro mocinho de Rafael Cardoso. Ele é filho de Jonas, seu padrasto, interpretado por Paulo Betti, casado com a gananciosa Eva, de Ana Beatriz Nogueira, sua mãe. "O tempo todo a personagem pensa nos que estão a sua volta. Abre mão da sua própria felicidade pela família", adianta Fernanda.

Depois da reprovação dos pais, o romance "à la" Romeu e Julieta dura até Ana descobrir que está grávida. Repreendida pela mãe, que está preocupada com a carreira da filha, a antagonista Eva convence a tenista a se afastar durante a gestação e deixá-la assumir a criança como sua filha. "O desenho dessa personagem é de uma mãe feroz que é capaz de fazer tudo pela cria. Muitas pessoas vão identificar as atitudes dela", defende Ana Beatriz, que gravou essa fase do folhetim ao lado de Fernanda no Ushuaia, no extremo Sul da Argentina.  

O drama segue com cara de folhetim mexicano quando Ana sofre um acidente e entra em coma profundo por quatro anos. Ao acordar, sua vida está completamente virada. Sua irmã e cúmplice Manu, interpretada por Marjorie Estiano, mantém um relacionamento com Rodrigo. Além disso, sua filha chama a irmã de mãe. "Ano passado, tive a notícia de que duas pessoas que haviam trabalhado comigo entraram em coma. O coma tem um caráter emblemático, parece estacionado na fina fronteira entre a morte e a vida", justifica Lícia. A nova família se estabelece em Gramado – representada no Projac em uma cidade cenográfica de 80 mil m² – e nem sonha com a volta de Ana. "É a figura que ela representa para a criança que está crescendo. Não é proposital ou calculado", defende Marjorie.

Como pano de fundo para tantas histórias dramáticas, Jayme Monjardim investiu em paisagens deslumbrantes e muitas externas. A equipe já viajou para Porto Alegre, Gramado, Canela, Ushuaia, Buenos Aires e Bonito. E tudo que foi captado nas cidades será mostrado nos primeiros capítulos da trama. "A maior dificuldade foi driblar a previsão do tempo para gravar com dias lindos de sol. No inverno, isso não é tão fácil, mas era fundamental para a história ter uma fotografia colorida. 'A Vida da Gente' é uma novela solar", sintetiza Jayme Monjardim, que divide a direção geral com Fabrício Mamberti. Com as gravações já locadas nos estúdios da Globo no Rio, a produção utiliza aproximadamente 70 cenários para contar a história escrita por Lícia. "'Casamento' é uma boa palavra para definir a relação entre autor e diretor. O texto da Lícia traz muita verdade para as cenas e estou adorando a nossa parceria", garante Jayme.

Fonte: UOL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário