segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Globo lança "Dancin' Days" em DVD


Quando foi exibida em 1978, "Dancin´ Days" foi um fenômeno da moda graças ao figurino de sua protagonista Júlia Matos (Sônia Braga), que retratava a gênese da discoteca no Brasil. Se hoje é comum sair para a balada, na época da novela Júlia era símbolo da liberdade, não tão plena devido ao regime militar ainda vigente no país.

Top, sandália de salto com as meias de lurex, calça de cetim colorida, disco music e brilho, muito brilho estão de volta em DVD lançado pela Globo Marcas com mais de 38 horas da trama. Dirigida por Dennis Carvalho, Marcos Paulo e Gonzaga Blota, sob direção geral de Daniel Filho, "Dancin’ Days" traz no elenco grandes nomes da dramaturgia brasileira como Glória Pires (em sua estreia na TV), Antonio Fagundes, Ary Fontoura, Reginaldo Faria e Joana Fomm. O folhetim das 20h foi exibido de julho de 1978 a janeiro de 1979 e teve 174 capítulos.

Segundo Gilberto Braga, a novela "retratou o conflito entre duas sociedades: uma convencional, representada por Yolanda, personagem de Joana Fomm; e outra mais solta, no papel de Júlia Matos, vivida por Sônia Braga”.

Na novela, Júlia Matos (Sônia Braga) foi condenada a 22 anos de prisão por ter sido acusada de atropelar um guarda noturno. Após 12 anos de reclusão, a personagem se dedica a reconquistar a filha, Marisa, que foi criada pela tia Yolanda Pratini. A difícil relação entre as irmãs dificulta a aproximação entre Júlia e Marisa. No decorrer da trama, Júlia se envolve com o diplomata Cacá (Antonio Fagundes), mas depois se casa com o rico Ubirajara (Ary Fontoura) e sua personagem passa por uma grande transformação, provocando uma reviravolta na história. 

No figurino, assinado por Marília Carneiro, não faltou ousadia: as roupas das personagens eram bem coloridas e com bastante brilho. O look meia de lurex com sandália, criado especialmente para a novela, virou febre nas pistas de dança. “Meu maior desafio foi mudar a imagem que marcou Sônia Braga no filme 'A Dama do Lotação'. Eu precisava criar um estilo para a personagem Júlia e adotei a vanguarda radical. Fazer 'Dancin’ Days' foi o maior fenômeno da minha vida. Neste trabalho, consegui levar a tendência para dentro da TV”, lembra a figurinista.

Uma das cenas mais marcantes da TV brasileira foi gravada na discoteca fictícia "Frenetic Dancin’ Days", inspirada na boate que Nelson Motta havia inaugurado no Rio de Janeiro. Na cena, Júlia dá um show de dança na pista ao lado do humorista Paulette. Os capítulos da novela estão distribuídos em 12 discos. O DVD traz ainda duas entrevistas exclusivas com o autor Gilberto Braga e com o diretor Daniel Filho.

Fonte: UOL

Um comentário:

  1. hum legal lançar esse dvd..ja tenho roque, com certeza irei comprar dancin..'

    ResponderExcluir