Um dos maiores ídolos da comunicação
brasileira, Silvio Santos completa nesta segunda-feira (12) 81 anos. A idade é
alcançada após vários altos e baixos na vida, porém exercendo plenamente as
funções de empresário e apresentador, as quais o consagraram perante o Brasil
inteiro.
Silvio é acionista principal de grandes
empresas, como a Jequiti Cosméticos e o SBT, uma das emissoras mais queridas de
todo o Brasil. Para chegar ao império de hoje, que vale aproximadamente R$ 3
bilhões, Silvio Santos começou cedo na vida empreendedora.
Carioca do bairro da Lapa, um dos mais
tradicionais do Rio de Janeiro, ainda aos 14 anos, Silvio Santos já trabalhava
com o irmão Leon Abravanel nas ruas da cidade. Entre os serviços e produtos
vendidos estavam desde uma capa protetora para títulos eleitorais até canetas compradas
em atacado e que lhe garantia lucro na revenda.
Em um dos dias em que trabalhava, o dono do
SBT foi pego por um fiscal da prefeitura e teve toda sua mercadoria apreendida.
Seria apenas mais uma apreensão, como aquelas que ocorrem até hoje nas regiões
de comércio popular, porém naquele dia, percebendo o potencial da voz de
Silvio, o fiscal lhe entregou um cartão de uma rádio carioca para que pudesse
fazer um teste.
Após pouco tempo na Rádio Guanabara – hoje
Rádio Bandeirantes – Silvio Santos voltou às ruas, pois seu faturamento era
maior por lá. Em uma de suas ideias, pensou em investir em um sistema de
alto-falantes nas barcas que levavam trabalhadores do Rio a Niterói. O projeto
foi a frente e o dono do Baú aproveitou para lucrar com o anúncio de produtos
nos intervalos das músicas e também com um bar.
Poucos anos após ter dado os primeiros passos
como empresário, Silvio Santos chegou a São Paulo, onde começou a fazer seu
primeiro programa na TV Paulista. Paralelo a isso, ele se aproximou de Manoel
de Nóbrega e adquiriu dele o Baú da Felicidade, que recém tinha sofrido um
golpe de um dos sócios. Enquanto sua carreira de apresentador se consolidava,
Silvio reformulou o Baú mas manteve a mesma filosofia de resgate de
mercadorias.
No início da década de 70, a TV Paulista foi
incorporada a Rede Globo. Na época, o famoso padrão Globo de qualidade começou
a ser aplicado por Boni e Walter Clark e
o famoso "Programa Silvio Santos", apesar de sua alta audiência, não
era bem visto pelos executivos. Silvio ameaçou sair, mas Roberto Marinho lhe
convenceu a ficar com um novo contrato – o qual proibia o apresentador de ser
acionista de uma rede de TV.
Silvio Santos deixou a Globo e se transferiu
para a Tupi ainda na década de 70. Além disso, naquela época, Ernesto Geisel
assinou um decreto que concedia uma licença ao empresário. Nesse tempo surgiu a
TVS, a TV Studios. Paralelo aos cuidados da nova rede, Silvio seguia
apresentando o “Programa Silvio Santos”. Entretanto, com a falência da Tupi,
ele se transferiu para a Rede Record, de Paulo Machado de Carvalho, e chegou a
obter 50% de participação nas ações da empresa.
Na década de 80, Silvio conseguiu a licença
do canal 4 de São Paulo. Nessa mesma época, transformou a TVS em SBT, o Sistema
Brasileiro de Televisão.
Com o SBT se consolidando com sua programação
alternativa a da Globo e Manchete, voltada ao entretenimento com Gugu Liberato
e Hebe Camargo enquanto as concorrentes investiam em jornais e novelas, Silvio
Santos almejou voos mais altos e se lançou candidato a prefeito de São Paulo em
1988. Apesar de toda a popularidade que tinha, a sua candidatura não foi a frente,
assim como a de 1989, a Presidente da República, também não foi.
Na década de 1990, quando já não era mais
necessário apresentar o "Programa Silvio Santos" pela Record, afinal
o SBT já estava consolidado, Silvio é convencido a vender a emissora e se
concentrar na que era totalmente sua. A Record foi vendida a um emissário de
Edir Macedo, que mais tarde lhe repassou o canal.
A década de 90 foi marcada pelo crescimento
do SBT com a exibição de filmes, desenhos, programas de auditório e até mesmo investimentos
em novelas, embora as cifras injetadas ainda fossem bem menores que as que a
Globo investia. Destacaram-se o “Bom Dia & Cia”, “Domingo Legal” e “Éramos
Seis”. As duas primeiras seguem no ar até hoje e se tornaram tradição pelo seus
formatos. Já “Éramos Seis”, assim como “Ossos do Barão”, “As Púpilas do Senhor
Reitor” e “Fascinação”, foi um grande sucesso de audiência e crítica.
Já no final da década de 90, também se
consagra o “Show do Milhão”, que
constantemente vencia a Globo no Ibope. Na mesma época estreou o “Teleton”,
maratona beneficente que visa arrecadar fundos a serem destinados a AACD, a
Associação de Assistência às Crianças Deficientes.
Os investimentos do SBT se mantiveram na
programação popular, o que foi ratificado com a contratação de Carlos Massa, o
Ratinho, em 1998. Na mesma época, as novelas brasileiras perderam espaço para
produções mexicanas, como “Maria do Bairro” e “A Usurpadora”. Apesar da
polêmica que se instaurou na época, Silvio triplicou o Ibope dos horários em que
elas iam ao ar.
Na década de 2000, o SBT estava isolado na
vice-liderança com uma confortável margem sobre a Band e Record, as quais
disputavam pela terceira colocação com aproximadamente um terço do Ibope do
SBT.
Já em 2005, Silvio Santos passa por uma fase
de turbulência. A audiência do SBT começa a cair e perder espaço para os
pesados investimentos feitos pela Record.
Nesse ano, o apresentador cede aos apelos do
departamento comercial e balança o mercado com a contratação de Ana Paula
Padrão, terceiro nome do jornalismo global, abaixo apenas de Fátima Bernardes e
William Bonner. Padrão foi seduzida por um salário milionário e tinha a missão
de recriar o jornalismo da emissora, paralisado desde a extinção do “TJ
Brasil”.
Apesar da contratação e dos investimentos em
novas tecnologias e formatos, o SBT é ultrapassado pela Record em 2006. Durante
os três anos seguintes, Silvio não propõe alterações drásticas em seu quadro e
vê a concorrente se distanciar. Entretanto, em 2009, o SBT perdeu Gugu Liberato
para a rival e iniciou uma série de contra-ataques, vistos com o retorno de
Eliana, a contratação de Roberto Cabrini, Roberto Justus, Tiago Santiago e
Richard Rasmussen. Nesse mesmo ano, Daniela Beyruti, uma de suas filhas, ganha
espaço nas reuniões do SBT e ajuda Silvio a decidir os rumos da emissora.
No ano de 2010, mais um baque atinge Silvio
Santos. Dessa vez nada relacionado à emissora, embora ela estivesse em terceiro
lugar. O banco PanAmericano, até então um dos negócios mais saudáveis do Grupo
Silvio Santos, tinha um rombo de mais de R$ 2 bilhões, o qual não havia sido
descoberto por maquiagem de balanços feitos pela diretoria. Silvio, que
planejava se aposentar, adiou seus planos.
Para se salvar, Silvio vendeu o banco para o
grupo BTG Pactual e se livrou das dívidas. Porém, o empresário acabou vendendo
também o Baú da Felicidade e a Braspag.
Em 2011, a empresa mais querida de Silvio
Santos, o SBT, completou 30 anos. Em um discurso na sede da emissora em Osasco
no dia 19 de agosto, Silvio falou para todos os seus funcionários e emocionou
os presentes, ao ressaltar a importância de cada um dos mais de quatro mil
profissionais da casa na construção da emissora.
“Hoje estamos fazendo 30 anos, vocês já sabem
que nada dura muito tempo, eu até já acho que estou durando mais do que eu
devia. Quando eu digo que tenho 80 anos o pessoal fala: ‘mas você já está muito
bem’. Realmente, eu estou muito bem, mas não espero voltar aqui quanto estiver
com 90 anos. Eu posso até voltar pra sentar numa cadeirinha lá e olhar vocês,
mas não voltar pra continuar falando com vocês, me dirigindo a vocês, continuar
tentando orientá-los, e tentando ser orientado por vocês”, disse o empresário e
animador na ocasião.
Tendo Daniela Beyruti como diretora
artística, Silvio viu todos os seus principais diretores anunciarem que querem
retomar o segundo lugar. “O SBT sempre gostou do segundo lugar. Essa é uma
posição nossa e queremos de volta”, disse a filha do dono da emissora em certa
ocasião.
Silvio Santos chega aos 81 anos vendo o seu
"Programa Silvio Santos" ser a atração mais assistida do SBT.
Nitidamente, o animador se diverte no comando do programa de quatro horas de
duração e frequentemente é notícia com as brincadeiras que faz.
Senor Abravanel - seu nome de batismo - chega
a essa idade com uma grande história e com o carinho de todo o povo brasileiro.
Ele manteve seu bom humor mesmo com as derrotas impostas pela vida. Embora não
tivesse motivos financeiros ou contratuais, Silvio sempre seguiu próximo dos
programas de auditório, ao lado das famosas colegas de auditório, distribuindo
aviõezinhos de dinheiro.
Fonte: Na Telinha
silvio linda história, você é 10! se eu pudesse ir para um programa seu, eu preferiria um abraço do que uma nota de 50! dinheir se gasta, abraço fica pra sempre na memória. Sou seu fã!
ResponderExcluiríconi na historia da televisão Brasileira SILVIO SANTOS...
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