sábado, 31 de dezembro de 2011

Vida Alves relembra primeiro beijo na TV


Em 1951, um fotógrafo se recusou a registrar o primeiro beijo dado em telenovelas brasileiras. "Mesmo 'levando um pito' do diretor, ele perguntou: por que vou fotografar algo que ninguém vai publicar?", conta a protagonista da cena, Vida Alves, 83.

O beijo trocado com o diretor, autor e ator de "Sua Vida Me Pertence", Walter Forster (1917-1996), foi exibido ao vivo. "Hoje, só é contado por mim porque o Walter faleceu."

Vida não viu o primeiro beijo entre mulheres em novelas, exibido pelo SBT --ela mesma já beijou uma mulher em cena no teleteatro "Calúnia", em 1963.

Para a atriz, não é o caso de se dar muita importância ao fato de não ter ido ao ar um beijo entre homens. "Isso vai acontecer daqui a pouco. O importante é não ser uma coisa comercial", ela explica. "A arte tem que ter ousadia, abrir caminhos. Mas gratuitamente fazer algo forte para ganhar mais, não gosto, não fiz."

Sessenta anos depois, novelas, para Vida, são apenas diversão. Seu trabalho agora é pela a memória da TV no Brasil. Seu sonho, um museu, para o qual gostaria de contar com apoio da Globo.

O primeiro passo foi transformar a casa na sede da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira. "Tento não permitir o esquecimento." Ela conta sobre a brincadeira que faz com um colaborador. "Digo: você é o historiador, e eu sou a história."

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário