sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

"Viva" não pode homenagear Jorge Amado



A partir de terça-feira, dia 7 de fevereiro, o Canal Viva reapresenta (às 23h15) a minissérie Dona Flor e Seus Dois Maridos, desta vez em comemoração ao centenário de Jorge Amado – que completaria 100 anos no dia 10 de agosto deste ano. A minissérie foi originalmente apresentada pela TV Globo entre 31 de março e 1º de maio de 1998 e reapresentada pela própria emissora em junho de 2002.

O curioso é que esta é a segunda reprise de Dona Flor pelo Viva. Ela havia sido apresentada entre 18 de janeiro e 14 de fevereiro de 2011, há exato um ano. A pergunta que se faz é: com tantas minisséries no acervo da Globo, por que reprisar uma que já foi apresentada, e em tão pouco tempo? Esta não é a primeira re-reprise do canal. A minissérie Desejo, de Glória Perez (uma produção do ano de 1990), foi apresentada no Viva em novembro de 2010 e retornou menos de um ano depois,  em julho de 2011.

Para celebrar Jorge Amado, a Globo tem outras minisséries baseadas na obra do autor: Tenda dos Milagres (de 1985) e Tereza Batista (de 1992). Isso sem falar as novelas – Gabriela (de 1975), Terras do Sem Fim (de 1981/1982), Tieta (de 1989/1990) e Porto dos Milagres (de 2001) -, a série Pastores da Noite (de 2002) e o caso especial A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Agua (de 1978). Jorge Amado é o escritor brasileiro mais adaptado para a televisão (também as adaptações de Capitães da Areia, minissérie apresentada na Band em 1989, e Tocaia Grande, novela da Manchete que foi ao ar entre 1995 e 1996).

Perguntado sobre a razão deste retorno precoce de Dona Flor em detrimento às outras minisséries inspiradas na obra do autor. A resposta do Viva foi:

“As minisséries Tereza Batista e Tenda dos Milagres foram consideradas para exibição no Viva em comemoração ao centenário de Jorge Amado em 2012. Infelizmente, não será possível por questões jurídicas de licenciamento. Optamos então por reapresentar Dona Flor e Seus Dois Maridos, obra clássica e emblemática do autor – ainda não assistida por muitos assinantes novos do Viva que passaram a acompanhar o canal a partir de 2011. Optamos ainda pela exibição da série durante o carnaval, em sintonia com a atmosfera carnavalesca da mesma.”

Perguntada também pela reprise da novela Tieta, uma das mais solicitadas pelo público do Viva. A resposta é a mesma dada a Tenda dos Milagres e Tereza Batista: não será possível por questões jurídicas de licenciamento. Pelo menos neste momento. Entretanto, vamos considerar que existe a possibilidade das produções baseadas em Jorge Amado serem vistas no Viva ao longo de 2012, tão logo se resolvam essas “questões jurídicas de licenciamento”.

Dona Flor e Seus Dois Maridos é um dos romances mais conhecidos de Jorge Amado, lançado em 1966. A versão cinematográfica do livro – estrelada por Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça, no filme de Bruno Barreto de 1976 – foi um marco do cinema nacional. A minissérie da Globo foi adaptada por Dias Gomes (seu último trabalho na TV), Marcílio Moraes e Ferreira Gullar, com direção de Mauro Mendonça Filho, Rogério Gomes e Carlos Araújo.

Giulia Gam, Edson Celulari e Marco Nanini vivem o triângulo amoroso protagonista Flor, Vadinho e Teodoro. A produção apresenta uma fotografia viva e colorida e direção de arte com cenários e figurinos caprichados. A história, originalmente ambientada na década de 1940, foi atualizada na versão para a TV, e algumas tramas secundárias foram criadas, como o núcleo dos bicheiros. Edson Celulari aparece nu em várias cenas, e Giulia Gam, moreníssima, no auge de sua beleza. A minissérie, gravada em Salvador, contou com sequências rodadas durante o carnaval. E não faltaram efeitos especiais, usados principalmente nas cenas com o fantasma de Vadinho.

Ainda em comemoração ao centenário de Jorge Amado, a Globo leva ao ar este ano uma nova versão do romance Gabriela, Cravo e Canela, adaptada por Walcyr Carrasco, com Juliana Paes no papel que havia sido de Sônia Braga na famosa novela dos anos 70.

Fonte: Nilson Xavier, do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário