quarta-feira, 28 de março de 2012

Aguinaldo Silva lança concurso para roteiristas


Com o fim de “Fina Estampa”, Aguinaldo Silva cumpriu a promessa e lançou segunda-feira, no seu site, o edital do “Concurso Nacional de Roteiros”. A ideia vinha sendo amadurecida desde antes da estreia da novela, mas com uma carga enorme de trabalho, o novelista decidiu se dedicar a uma tarefa de cada vez.

O concurso é aberto a todos os roteiristas, com temática livre e deve cumprir, dentre outras, as seguintes exigências: o candidato deve ter adquirido o DVD “A Arte de Escrever Novelas” do próprio Aguinaldo; além disso, o roteiro precisa ser inédito, escrito em língua portuguesa, utilizando o software Celtx, ter no máximo 120 páginas e ser registrado na Fundação Biblioteca Nacional.

O prazo máximo para a entrega dos roteiros é 30 de agosto e o resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro de 2012. O prêmio será de 50 mil reais para o primeiro colocado, 20 mil para o segundo e 10 mil para o terceiro, quarto e quinto colocados. Vale ressaltar que essa premiação sairá do bolso do próprio novelista. O Edital alerta que esses prêmios podem sofrer alteração para mais, caso se confirme a adesão de um patrocinador ao projeto.

O concurso é mais uma iniciativa do escritor para incentivar o surgimento de novos roteiristas no mercado. Aliás, a própria novela “Fina Estampa” tinha em sua equipe o pesquisador Eduardo Nassife e os colaboradores Meg Santos, Rodrigo Ribeiro, Maurício Gyboski e Brunno Pires, todos revelados na Master Class 1, a oficina de roteiristas que foi promovida por Aguinaldo Silva em 2009 e contou com a participação de 15  alunos.

Em 2010, Aguinaldo realizou a segunda edição da Master Class, novamente com 15 alunos. Destes, cinco foram escolhidos para colaborar com ele no seriado “Lara com Z”: Daniel Berlinky, Fátima Diniz, Simone Mousse, Tatiana Contreiras e Ricardo Hautequestt.

O regulamento completo do “Concurso Nacional de Roteiros” pode ser acessado no link:

Um comentário: