terça-feira, 10 de abril de 2012

Autores da Record reclamam da longa duração das novelas


Os autores da Record têm um inimigo em comum: a longa duração das novelas que são obrigados a escrever. As reclamações estão na boca tanto de Cristianne Fridman, cuja “Vidas em Jogo” terminou nesta segunda-feira, quanto de Lauro Cesar Muniz, que estreia “Máscaras” nesta terça-feira, às 22h15.

É sintomático que, ao fazer um balanço de seu trabalho, a primeira coisa que Cristianne Fridman quis registrar foi uma reclamação quanto à duração da trama: “Gostaria que a novela tivesse um número menor de capítulos porque não é fácil conduzir uma trama por 243 capítulos. No entanto, o saldo foi positivo, principalmente pelo retorno do público para com o elenco”.

O autor de “Ribeirão do Tempo”, novela que antecedeu “Vidas em Jogos”, também reclamou de problema semelhante, em entrevista ao UOL Televisão: “Foi a maior novela que já escrevi em termos de capítulos no ar. São 250 no ar e 215 escritos. É que tem capítulos menores e as tramas vão passando de um dia para o outro. A Record tem dessas coisas”, lamentou então Marcilio Moraes (foto).

Lauro Cesar Muniz, que estreia “Máscaras” nesta terça-feira, já sabe que vai sofrer: “Duzentos e tantos capítulos. A intenção é atravessar o ano e passar o bastão para a próxima novela em janeiro ou fevereiro…”, contou em entrevista ao programa “UOL Vê TV”.

Perguntei: “Dá para fazer novelas com mais de 200 capítulos?” E ele: “Acho que não dá. É um milagre que a gente faz… Não apenas na Record, porque na Record é mais fácil fazer milagre, mas também na Globo.”

Disse Lauro: “A Globo tem condições de baixar o número de capítulos e sinto que já está baixando. Baixar o número de capítulos é fundamental para melhorar a qualidade das telenovelas. Baixar radicalmente, para 140 capítulos no máximo. Com menos personagens, uma linha central mais definida. Não tem sentido, nos dias de hoje, você ficar com uma novela esticada um ano e fumaça”.

O caminho é mesmo encurtar a telenovela. A Record só vai conseguir fazer quando atingir a sua plena maturidade”, disse o autor de “Máscaras”. Respondendo a um internauta, o autor observou que a Record considera hoje alcançar o “ponto de equilíbrio financeiro” de suas novelas de 200 capítulos no capítulo 100. “É possível reduzir este ponto de equilíbrio para o capítulo 60 fazendo novelas de 120 capítulos”, diz. “É tudo proporcional: menos personagens, menos cenários, menos locações, menos diretores…” - Resume.

Fonte: UOL

Um comentário:

  1. Muito simples, é só me contratar que eu resolvo esse problema de altos e baixos capítulos de no velas, eu usaria o meio termo, entre um e outro! A quem interessar, estou reescrevendo um texto de novela que eu havia escrito há anos atras, porém não havia terminado, deixei guardado. Os capítulos não muitos, mas garanto que tem tudo que uma novela precisa, ação, emoção e alegria.

    ResponderExcluir