sábado, 28 de abril de 2012

'Avenida Brasil': a arte que imita a arte

Rita/Nina (Débora Falabella) e Emily Thorn/Amanda Clarke (Emily VanCamp)

É notório que no mundo da teledramaturgia pouco se cria e muitas referências - principalmente oriundas de séries internacionais - são utilizadas em produções tupiniquins. Isso já foi visto no seriado global "S.O.S Emergência", que lembrava o americano "Scrubs", e na novela "O Profeta", de 2006, que em diversas passagens bebeu da fonte do filme "O Ilusionista", de Neil Burger, lançado no mesmo ano.

"Avenida Brasil", de João Emanuel Carneiro, caiu no gosto do público e tem se destacado tanto pela narrativa ágil quanto pelas boas atuações. No entanto, a comparação com histórias vistas na TV por assinatura é inevitável. Já nas primeiras chamadas do folhetim, a história de Rita (Débora Falabella), que fica órfã na infância e jura vingança a seus algozes, foi muito comparada a "Revenge", série americana transmitida no Brasil pelo canal Sony.

Em ambas as produções, as duas mocinhas perdem seus pais de maneira brutal: Genésio (Tony Ramos) é vítima de um golpe praticado pela madrasta Carminha (Adriana Esteves) e acaba morrendo atropelado. Órfã de mãe, ela vai parar num lixão. Já David Clarke (James Tupper), pai de Amanda Clarke (Emily VanCamp), é preso acusado de terrorismo e morre na prisão nos Estados Unidos. Também sem mãe, Amanda é enviada a um reformatório. Nos dois casos, as mocinhas voltam, anos mais tarde, com novas identidades e o intuito de destruir a vida de quem as prejudicou.

A semelhança com produções de fora não termina por aí. Como bem observou Maurício Stycer, crítico de TV do "UOL", a filha de Carminha, Ágata (Ana Karolina Lannes), é quase gêmea idêntica de Juanita Solis (Madison De La Garza), filha de Gabrielle (Eva Longoria) em "Desperate Housewives". Gordinhas, elas são rejeitadas pelas suas mães e são protegidas pela figura paterna. Além de histórias semelhantes, as duas atrizes são muito parecidas fisicamente.

Ágata (Ana Karolina Lannes) e Juanita Solis (Madison De La Garza)

O cinema também parece ter servido de inspiração para João Emanuel Carneiro. "Fargo", filme de 1987 dos irmãos Coen, conta a história do gerente de uma revendedora de automóveis Jerry Lundegaard (William H. Macy) que, com problemas financeiros, planeja o sequestro da própria esposa. A história lhe pareceu familiar? Pois essa foi a mesma solução encontrada por Max (Marcelo Novaes) para liquidar sua dívida com agiotas. Resta saber se Carminha terá o mesmo destino da senhora Lundegaard...

Mas engana-se quem pensa que as inspirações terminam por aí. Se os rumores de que Carminha, na verdade, é a mocinha de "Avenida Brasil", João Emanuel Carneiro irá repetir a sua grande sacada em "A Favorita", quando surpreendeu o público ao por em dúvida a índole das protagonistas Flora (Patrícia Pillar) e Donatella (Claudia Raia). Será que essa vai se tornar a marca registrada do autor? Os espectadores, pelo menos até o momento, aprovam. 



Fonte: Yahoo

Um comentário: