sábado, 7 de abril de 2012

‘Fantástico’ estreia o quadro ‘Plano de Segurança’


A partir deste domingo, dia 8, os especialistas em segurança pública da Rede Globo vão se reunir no 'Fantástico' para dar dicas de segurança pessoal aos telespectadores. Rodrigo Pimentel, comentarista do ‘Bom Dia Brasil’ e ‘RJTV’, e Diógenes Lucca, especialista do ‘SPTV’, sairão às ruas de grandes capitais para mostrar os descuidos mais comuns que a população comete durante o dia a dia. “As pessoas vão se surpreender como seus hábitos podem atrapalhar sua própria segurança. Nesta série, vamos explicar como se proteger melhor dar dicas práticas, mostrar como evitar roubo na rua e na residência e”, diz Rodrigo Pimentel.

A equipe do ‘Fantástico’ viaja a Colômbia e a vários estados do Brasil para entrevistar conhecedores do tema e fazer uma radiografia do crime. Um desses entrevistados é o comandante da Polícia Militar do Paraná, Roberson Bondaruk. Autor de 16 publicações e nove livros especializados na área de segurança pública, o coronel tornou-se referência pelo desenvolvimento de pesquisas na área de prevenção de crimes. Em uma de suas pesquisas, no qual entrevistou mais de cem criminosos, a grande maioria prefere assaltar casas com muros altos, para dar mais “privacidade” ao crime. Bondaruk também dá informações úteis sobre como escolher roupas e assessórios adequados para evitar pequenos furtos.

Ainda na série, Rodrigo Pimentel e Diógenes Lucca acompanham a movimentação em transportes coletivos, nas ruas, a ação da polícia nas chamadas do 190 e explicam didaticamente, com a ajuda de um ilusionista, como uma vítima pode ser enganada com alguns truques muito simples. “Se pudesse resumir em uma palavra uma dica fundamental para ter segurança, eu diria atenção. Já está comprovado que a distração facilita a vida do bandido, que procura esse perfil de vítimas”, afirma Lucca.

Na Colômbia, os especialistas conferem algumas ações do governo para reduzir o elevado número de assaltos. Uma delas atinge os motociclistas, que desde 1997 são obrigados a usar um colete refletor com a placa da moto estampada. Desde que a lei foi criada, houve uma queda de 90% em crimes envolvendo motos na capital.

Fonte: Rede Globo

Um comentário:

  1. RIDICULO ESSE QUADRO!!!!
    Um verdadeiro absurdo um país ter que se moldar aos criminosos e ladroes . Vamos ter que viver sempre com medo e sempre alerta por causa dos criminosos??? e a televisao acentua essa podre cultura deste pais.
    Voces nao acham que deveria incentivar a todos os cidadoes a LUTAR CONTRA essa desordem??? E NAO A SE ACOVARDAR DIANTE DESTES ATOS ?
    sao os criminosos que deven ser moldados e ser presos e sair da sociedad nao o cidadao que trabalha e vive honestamente . QUEREMOS CONVERSAR NA RUA , SAIR DESPREOCUPADOS , USAR A CARTEIRA E A BOLSA ONDE QUEREMOS!!!! NAO QUEREMOS RIDICULAS DICAS PARA DEIXAR O "TRABALHO" DOS CRIMINOSOS MAIS DIFICIL.
    Policia e governo devem escutar a populaçao e todos queremos PUNIÇAO verdadeira para essa classe podre.
    Aos profissionais do fantastico que estao fazendo otimos quadros denunciando absurdos de roubo e corrupçao dos governantes ...muito decepcionante este quadro onde o povo tem que baixar a cabeça para os criminosos...MUITO TRISTE. TENHO VERGONHA DE VIVER NESTE PAIS ONDE TUDO É UMA VERDADEIRA PALHAÇADA.

    ResponderExcluir