terça-feira, 10 de abril de 2012

Série discute o impacto do lixo no Rio e SP


Os números são grandiosos, assim como o problema. Diariamente, São Paulo produz um volume de lixo capaz de ocupar todo o estádio do Pacaembu. No Rio de Janeiro, de acordo com dados da Secretaria Estadual do Ambiente, apenas 38,5% dos resíduos fluminenses têm como destino os aterros sanitários. E cerca de 1,5% dos resíduos são separados adequadamente.

Na capital paulista, em 2011, foi coletada uma média diária de 18 mil toneladas de resíduos, sendo que deste total só 214 foram recicladas. A cidade conta com apenas 21 cooperativas que realizam a coleta seletiva e gasta quase R$ 1 bilhão por ano com o lixo. Com números e dados tão expressivos, o jornalismo da TV Globo vai aprofundar a discussão sobre o lixo nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. A partir da segunda-feira, dia 09, em todos os telejornais locais, estreiam as séries “São Paulo + Limpa” e “Rio + Limpa”, que vão mostrar o que acontece com o lixo desde que sai das casas até chegar aos aterros.

Em São Paulo, os repórteres Jean Raupp e Natalia Ariede mostram como se deve separar o lixo em casa, as políticas para o assunto, o lado econômico, a conscientização da população e outras ações. O repórter Marcio Canuto será o “fiscal do lixo”. E semanalmente, o “ecoesportista” Dan Robson vai a lugares onde as pessoas não chegam, mas o lixo está lá e especialistas sobre o tema participarão na bancada dos telejornais. Já na estreia do projeto, a equipe de reportagem acompanha uma família de quatro pessoas que vive na cidade para mostrar a quantidade de lixo que eles produzem por dia. E ainda será apresentada a intervenção urbana “Labirinto”, do artista plástico Eduardo Srur, no Parque Villa Lobos. Cada obra é composta por 30 toneladas de materiais recicláveis na forma de um labirinto geométrico de 300 m² e para destacar que o lixo pode virar uma obra de arte.

No Rio, a reportagem local vai acompanhar o destino do lixo em toda área metropolitana. O “RJ Móvel” sairá atrás de pontos clandestinos de lixões espalhados pela cidade e o “Parceiro do RJ” traz um olhar da comunidade sobre esse problema que atinge os grandes centros. E ainda, durante os quatro sábados após a estreia, o projeto vai promover uma “faxina” em duas comunidades. A proposta é acabar com lixões a céu aberto nesse locais e instalar caçambas e latas de lixo em locais estratégicos, com o apoio da população local e da sociedade civil.

Ainda na série serão exibidas matérias dos correspondentes internacionais Marcos Losekann, Ilze Scaparini, Rodrigo Bocardi, Roberto Kovalick, que mostram as soluções criativas que outros países adotaram. No site do projeto – www.g1.com.br/sp e www.g1.com.br/rj, o internauta poderá participar, em um  mapa colaborativo, apontando o descarte irregular na rua do seu bairro. Ainda no site, estará disponível uma calculadora para a pessoa calcular quanto lixo produz por dia.

Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário