Avenida Brasil é o sucesso do momento na
televisão brasileira: é o programa de maior audiência na TV aberta. Na última
semana, a novela bateu novamente seu recorde no Ibope e por mais de um dia
chegou fácil aos 40 pontos. Mérito do autor, João Emanuel Carneiro, e de toda a
equipe da novela.
Pontuada por reviravoltas e ganchos
surpreendentes, a trama apresenta uma narrativa ágil, mesclando humor com drama
na medida certa. Seu apelo popular foi pensado para agradar a todas as classes.
E o elenco e direção estão afinadíssimos, proporcionando grandes momentos para
o público.
E toda essa repercussão pode ser medida
através das redes sociais. No Twitter, por exemplo, Avenida Brasil causa uma
verdadeira catarse coletiva. Milhares (ou milhões) de tuiteiros se reúnem toda
noite a partir das 21 horas para assistir a trama de João Emanuel Carneiro e
comentar tudo o que rola na novela, desde os acontecimentos da história até os
figurinos dos personagens. E melhor: com muito bom humor. É o
#AvenidaBrasilTeam – como se denomina o grupo que se junta para tuitar
acompanhando a novela. Algo semelhante aconteceu há um ano, quando da reprise
de Vale Tudo no Canal Viva.
Não por acaso, diariamente várias hashtags
(palavras-chave) envolvendo Avenida Brasil vão parar nos TT´s (Trending Topics,
os assuntos mais comentados do Twitter). Aos primeiros acordes do tema de
abertura, uma enxurrada de oi-oi-oi´s invade a timeline. Muitos perfis aderiram
aos avatares “congelados no cinza”, ou seja, fotos que reproduzem o efeito do
final do capitulo da novela. Tudo isso representa muito bem a identificação que
público tem com a trama. E o mais curioso é que a novela anterior no horário,
Fina Estampa, que tinha uma média de audiência um pouco maior que a de Avenida
Brasil, não causou esse frisson todo nas redes sociais.
Já se sabe que o Twitter é um ótimo parâmetro
para se medir a receptividade do público. Não apenas elogios são apontados no
microblog, mas também pontos negativos e o que não está agradando. E isso vale
não só par as novelas, mas para qualquer programa de televisão. As redes
sociais mudaram a forma de assistir TV, deixaram-na mais divertida. Agora só
faltam ferramentas para medir também a audiência através dessa receptividade na
Internet.
Saiba
como fazer para deixar uma foto com o efeito “congelado no cinza” (do
final dos capítulos de AvenidaBrasil) usando o Photoshop AQUI
Fonte: Nilson Xavier, do UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário