terça-feira, 12 de junho de 2012

Novelas de sucesso fora da Globo


A Globo é uma potência mundial na produção de telenovelas, disso ninguém duvida. Mas há também quem acredite que o folhetim esteja no sangue do brasileiro de um modo geral. Quem mais se aproximou de se tornar uma “fábrica de sonhos” foi a extinta Rede Manchete, que fez apostas ousadas, inovou e conquistou o telespectador fazendo justamente algo diferente da Globo. No entanto, até o SBT, que nem tem tanta tradição assim, já foi capaz de produzir grandes histórias, ou então, de incomodar a concorrência com tramas importadas do México. Confira:

‘Dona Beija’: exibida em 1986 pela Rede Manchete, escrita por Wilson Aguiar Filho, baseada no romance a ‘A Vida em Flor de Dona Beija’. A novela ousou ao apresentar a estonteante nudez de Maitê Proença como a personagem título em inesquecíveis banhos de cachoeira. Foi a primeira vez em anos que uma novela batia a Rede Globo no Ibope: 42 a 41 pontos. Bons tempos aqueles...

'Éramos Seis': a novela, adaptação do romance escrito por Maria José Dupré, foi exibida no SBT em 1994, e contava a história de uma família constituída por mãe, pai e quatro filhos nos anos 1930. O elenco contava com Irene Ravache, Marcos Caruso, Denise Fraga, Ney Latorraca, Tarcísio Filho, entre outros.

'Chiquititas': uma das novelas mais longas exibidas na TV brasileira (no SBT), teve 5 temporadas, ficando no ar de 1997 a 2001. Vários atores começaram a carreira como 'chiquititos', como Fernanda Souza, Jonatas Faro, Bruno Gagliasso e Sthefanie Brito.

'Pantanal': a trama escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim foi ao ar na Manchete em 1990. A novela, que estava na gaveta da Rede Globo, foi um enorme sucesso, e fez com que o autor, que antes só fazia novelas das 18h na Globo, conseguisse emplacar na emissora sua primeira novela em horário nobre: 'Renascer', em 1993.

'Xica da Silva': foi exibida na Rede Manchete em 1996. Escrita por Walcyr Carrasco, a novela causou grande polêmica por exibir a atriz protagonista, Taís Araújo, então com apenas 17 anos, em cenas com pouquíssima roupa.Ela foi a primeira protagonista negra de uma novela brasileira.

'As Pupilas do Senhor Reitor': Baseada no livro de mesmo nome, a novela foi escrita por Lauro César Muniz e exibida no SBT em 1994. Juca de Oliveira, Déborah Bloch e Luciana Braga interpretavam os personagens principais.

'Maria do Bairro': produzida pela rede mexicana Televisa, 'Maria do Bairro' (1995) é a última novela da 'Trilogia das Marias' (que conta também com 'Marimar' [1994] e 'Maria das Mercedes' [1992]). Protagonizada por Thalia, foi exibida em mais de 70 países e reprisada cinco vezes no SBT.

'A Usurpadora': Um dos maiores sucessos do SBT, a novela 'A Usurpadora', que conta a história das gêmeas paola e Paulina, foi exibida pela primeira vez no Brasil em 1999, e posteriormente reprisada mais três vezes. A atriz protagonista Gabriela Spanic veio ao Brasil no auge da novela, e participou de programas do SBT como 'Domingo Legal', 'Hebe' e 'Em Nome do Amor').

'Kananga do Japão: Exibida na Manchete em 1989, Kananga do Japão foi uma novela notável pela produção super detalhista e trama bem construída (a histótria se passava nos anos 1930) e pelo elenco com nomes super renomados, como Christiane Torloni, Tônia Carrero e Júlia Lemmertz.

'Vidas Opostas': descrita como "mistura de Cidade de Deus e Cinderella", Vidas Opostas foi ao ar pela primeira vez na Record em 2006, e está sendo reprisada desde março deste ano. No elenco, nomes como Marcelo Serrado, Maytê Piragibe e Lavínia Vlasak se destacam.

'Rebelde': A novela mexicana 'Rebelde', com três temporadas e 421 capítulos, foi exibida no SBT de 2005 a 2006. Os seis protagonistas, que também cantavam na famosa banda RBD, fizeram um sucesso estrondoso mesmo após o fim da novela, e conquistaram uma legião de fãs brasileiros.

Com informações do Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário