segunda-feira, 11 de junho de 2012

Os casais gays inesquecíveis das novelas


Ontem, 10/06, aconteceu a XVI da Parada Gay de São Paulo, que reuniu cerca de três milhões de pessoas na Avenida Paulista, na luta por direitos iguais, com o tema: “Homofobia tem cura: Educação e Criminalização”. Para comemorar a data, vamos relembrar os casais gays que conquistaram o público na telinha.

Laís e Cecília, de 'Vale Tudo' (1988): Elas foram um dos primeiros casais gays assumidos da televisão - as duas, interpretadas por Lala Deheinzelin e Cristina Prochaska, chegaram apenas a andar de mãos dadas em cenas da novela. No entanto, ainda nos anos 1980, a relação de Laís e Cecília não foi bem recebida pelo público.

Sandrinho e Jefferson, de 'A Próxima Vítima' (1995): Na trama, os personagens, vividos por André Gonçalves e Lui Mendes, escondiam a relação por medo de sofrerem preconceito da família - na vida real, André Gonçalves chegou a sofrer agressões de preconceituosos. No fim da novela, eles terminaram juntos.

Leila e Rafaela, de 'Torre de Babel' (1998): A relação gay, mostrada na novela de forma discreta, teve péssima aceitação, tanto do público quanto dos publicitários, que não queriam suas marcas associadas ao homossexualismo. No fim, Leila (Silvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni) morreram precocemente, na explosão do shopping da novela.

Clara e Rafaela, de 'Mulheres Apaixonadas' (2003): Clara (Aline Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) sofriam preconceito da mãe da primeira, mas tinham o apoio dos amigos na trama. O casal adolescente conquistou o público e teve um final feliz na novela.

Jenifer e Eleonora, de 'Senhora do Destino' (2004): A médica Eleonora (Mylla Christie) se apaixona pela socialite Jenifer, que demora a aceitar que está gostando de outra mulher. No fim da novela, as duas vão morar juntas e adotam um bebê.

Júnior e Zeca, de 'América' (2005): A novela inovou ao contar a trajetória de Junior (Bruno Gagliasso) desde a descoberta de sua homossexualidade. Porém, decepcionou ao não transmitir o tão comentado primeiro beijo gay da TV (com o personagem Zeca, vivido por Erom Cordeiro) - a cena foi gravada, mas de última hora foi vetada pela direção da emissora.

Rodrigo e Tiago, de 'Paraíso Tropical' (2007): O relacionamento gay entre Rodrigo (Carlos Casagrande) e Tiago (Sérgio Abreu) era estável: os dois eram casados há seis anos, e aceitos pela família e amigos.

Bernardinho e Carlão, de 'Duas Caras' (2007): O casal (vivido por Thiago Mendonça e Luigi Palhares) ganhou a simpatia do público, principalmente depois de cenas com declarações de amor. O autor Aguinaldo Silva declarou ter escrito uma cena de beijo para eles, que foi vetada pela Globo.

Benny e Pedro, de 'Queridos Amigos' (2008): Benny (Guilherme Weber) e Pedro (Bruno Garcia) nunca chegaram a ser um casal. Benny (homossexual) mantinha um amor platônico por Pedro (heterossexual), e, quando estava drogado, deu um beijo em sua paixão, protagonizando o primeiro beijo gay da TV Globo - que, afinal, foi muito pouco repercutido.

Marina e Marcela, de 'Amor e Revolução' (2010): A novela de Tiago Santiago no SBT teve a ousadia de colocar um beijo gay em horário nobre. A cena do beijo entre as personagens Marina (Giselle Tigre) e Marcela (Luciana Vendramini) foi ao ar uma semana depois de o Supremo Tribunal Federal reconhecer a união homoafetiva. No entando, outras cenas românticas entre elas ficaram de fora da novela, após uma pesquisa realizada pela emissora apontar que o relacionamento lésbico incomodava "a maioria das famílias brasileiras".

Julinho e Osmar, de 'TiTiTi' (2010): Julinho (André Arteche) era o namorado de Osmar (Gustavo Leão) quando ele morreu depois de sofrer um acidente de carro. Ele foi acolhido pela família do amado, e no fim da novela conseguiu seguir a vida e encontrar um novo amor.

Eduardo e Hugo, de 'Insensato Coração' (2010): O romance de Eduardo (Rodrigo Andrade) e Hugo (Marcos Damigo) não foi aprovado nem pela mãe do primeiro (interpretada por Louise Cardoso) nem pela Rede Globo, que, de acordo com a coluna Outro Canal, do jornal Folha de S.Paulo, chegou a cortar cenas de amor entre o casal.

Crô e Fred, de 'Fina Estampa' (2011): O relacionamento secreto de Crô (Marcelo Serrado) e Fred (Carlos Vieira) terminou de forma brusca, quando o último foi empurrado da escada pela vilã Thereza Christina. No entanto, Crô superou essa perda e arranjou um outro amor, que, apesar da enorme curiosidade do público, não teve sua identidade revelada no fim da novela, causando enorme frustração.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário