quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Beijo gay em horário eleitoral vira polêmica em Joinville


Um beijo gay entre dois homens em pleno horário eleitoral gratuito causou polêmica nas eleições municipais de Joiville, maior cidade de Santa Catarina. O que era apenas para estimular o debate ganhou uma proporção maior do que a esperada pelo candidato à prefeitura pelo Psol, Leonel Camasão, e bagunçou o vespeiro de setores conservadores do município.

A cena em questão não é inédita - a peça já fora utilizada na campanha presidencial do psolista Plínio Arruda Sampaio em 2010 -, porém, o posicionamento do editor do Jornal da Cidade, João Franciso da Silva, que chamou a cena de "nojenta" e "asquerosa" em coluna publicada no dia 31 de agosto, colocou a questão homoafetiva no centro do debate eleitoral.

"Nojento aquele beijo gay exibido no programa eleitoral do Leonel Camasão, do Psol. Tão asqueroso quanto alguém defecar em público ou assoar o nariz à mesa. Gostaria de saber qual a necessidade de exibir suas preferências sexuais em público? Para mim isso é tara, psicopatia. No mínimo falta de decoro. E a "figura" quer ser prefeito e se diz jornalista", escreveu o editor.

O Psol entrou com uma representação contra Silva e o periódico na promotoria de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). “A atitude deste jornal é uma afronta aos direitos humanos e ao código de ética dos jornalistas. Vamos tomar todas as medidas legais para coibir esse tipo de prática”, afirmou Camasão ao site oficial de sua campanha. “Não é mais aceitável que em pleno século 21, tenhamos que assistir e ler este tipo de barbaridade.”

O deputado federal Jean Willys (Psol-RJ), importante representante dos interesses e dos direitos da comunidade homoafetiva no Congresso Federal, enviou uma carta de apoio ao seu colega de partido. "Algumas pessoas podem ver isso como uma provocação - necessária - mas eu vejo, principalmente, como um ato pedagógico", escreveu o parlamentar.

Fonte: Yahoo

2 comentários:

  1. Cada um tem a sua escolah, mas acho "orrrrrível", nem horrível...

    ResponderExcluir
  2. Tudo que é novo, tudo que é ocultado durante muito tempo e é trazido a luz [consciência] causa um desconforto. Homossexuais: sempre existiram e sempre vão existir. O que as pessoas que falam de forma absurda, exagerada, errônea dos homossexuais pretendem fazer? É realmente triste alguns comentários, e o que é mais triste ainda são as pessoas apoiando tais comentários.
    Já pararam pra pensar que toda essa discussão existe por causa dessas pessoas que são contra? Homossexuais só querem ter o direito de viver sua sexualidade em paz! E o mais importante: ter o direito de fazer o que os heterossexuais também fazem e têm direito.
    Eu entendo que, quem é contra ouviu desde criança que isso era motivo de piada, uma desgraça e vergonha pra família, que na bíblia Deus condena, que é doença, e esse nojo e desconforto é justamente por não ver essa cena todos os dias agregada a essas opiniões e crenças ruins e distorcidas. Vocês estão longe de mudar os homossexuais, podem até reprimir, tentar ocultar, mas é uma afronta ao ser Humano. Um ser humano que tem sentimentos, que respira, que tem caráter, que tem direito de viver e estar aqui na Terra. Vocês querem que seres humanos, só por gostarem do mesmo sexo [que amanhã depois podem ser seus filhos, parentes] vivam rejeitados da sociedade, como se fossem um bicho sarnento? Não estou exagerando, porque, o que algumas pessoas apontam é exatamente isso que se percebe.
    A solução pra isso é mostrar! Pode ser difícil no começo, assim como tudo que nunca ninguém tentou se torna difícil no começo, mas depois, se tornará indiferente ver uma cena dessa. Tudo precisa de um começo. E lembrando, a real intenção dos homossexuais diante dessas manifestações é:
    1 - Ter exatamente o direito de poder fazer em público o que Heterossexuais fazem.
    Esqueçam essa história de "os gays querem transformar todos em homossexuais", de expor sexos e orgias no meio da rua, de influenciar crianças, acabar com a família... isso é uma mentira! Mentira pra justificar o preconceito! Mentira pra justificar o mal que estão causando a adolescentes gays e lésbicas. Nenhum pai ou mãe, ou família que têm algum parente homossexual vem à TV ou a qualquer lugar para apedrejar indignadamente os homossexuais. Tenham mais compaixão! Busquem informação!
    E esse preconceito só vai parar, quando se mostrar isso em novelas, filmes [sem temática gay], ser falado abertamente na escola, quando todos os gays começarem a informar mais as pessoas, ao invés de apontar "Seu preconceituoso nojento, morra!", tenham paciência e tragam informações para esses que permanecem na ignorância.
    Ser gay e lésbica é apenas sentir atração e afeto pelo mesmo sexo... como dizem: "Homossexualidade e Heterossexualidade são que nem sutiã e biquíni: a mesma coisa. Só que um é aceito em público e o outro não." Esqueçam essa crença de que é vergonhoso, safadeza, parem com isso! E parem de dizer que é "apenas a minha opinião!", isso é outra desculpa pra não enxergar o mal que vocês estão fazendo a essas pessoas. Quando vocês fazem isso, passam por cima da dignidade do ser humano.

    ResponderExcluir