quarta-feira, 12 de setembro de 2012

'Lado a Lado' tem qualidade, mas não empolga audiência


Com figurinos, cenários e atuações impecáveis, o primeiro capítulo de 'Lado a Lado' mostrou muita qualidade, mas, mesmo assim, obteve a pior audiência de uma novela das seis nos últimos anos.

De acordo com dados prévios do Ibope, a trama de João Ximenes Braga e Cláudia Lage marcou 18 pontos de audiência. Sua antecessora 'Amor Eterno Amor', por exemplo, alcançou 23 pontos na estreia, assim como 'A Vida da Gente'. Um dos motivos poderia ser a mudança da grade de programação da Globo, devido ao horário eleitoral.

Erros e acertos - O primeiro acerto de 'Lado a Lado' foi a abertura. Nela, todos os assuntos a serem abordados na novela foram apresentados com muito bom gosto, ao som de "Liberdade, Liberdade, abra as asas sobre nós", samba-enredo que deu o título de campeã à Imperatriz Leopoldinense em 1989 e que tem tudo a ver com a história que será contada.

O novo folhetim das seis apresentou então o Rio de Janeiro de 1903, ainda cheio de preconceitos contra os negros e as mulheres. No meio desta multidão, destacam-se Isabel (Camila Pitanga) e Laura (Marjorie Estiano), que nada se encaixam com a época em que vivem. Ambas têm tanta personalidade e sonhos, que pareceram um pouco fora de tom para o início do século XX.

Nenhuma atuação deixou a desejar, mas já pode-se perceber que Marjorie e Patrícia Pillar (Constância, mãe da jovem Laura) estão afiadíssimas e em total sintonia. Certamente o conflito entre as duas personagens será um dos pontos fortes da novela.

E como não citar Isabela Garcia? A atriz estava ótima na pele da solteirona Celinha, irmã mais nova da vilã. Não restam dúvidas de que ela será uma figura divertidíssima!

A trilha sonora de 'Lado a Lado' foi um capítulo à parte. A escolha inusitada de músicas atuais para narrar os acontecimentos de uma novela de época fugiu da mesmice e ficou bem interessante e agradável.

Mesmo com tantos acertos, o primeiro capítulo por vezes ficou lento e arrastado, talvez pelo fato de ter apresentado apenas as duas protagonistas (Laura e Isabel), tornando as cenas longas e pouco movimentadas.

A última cena de 'Lado a Lado', na qual Isabel beija Zé Maria (Lázaro Ramos), "congelou", assim como acontece em 'Avenida Brasil'. De forma menos dramática e com o efeito de imagem envelhecida, o resultado ficou bem legal!

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário