sábado, 8 de setembro de 2012

Os segredos das bebidas cenográficas


Filmes e telenovelas se tornam inesquecíveis na lembrança do público não apenas por seu roteiro, que aponta acontecimentos e falas de personagens memoráveis, mas também pela produção da cenografia, aspecto marcante, capaz de revelar a história e de indicar a dimensão temporal da trama. Para compor o enredo, visando buscar a realidade da vida cotidiana, criam-se cenas em que os personagens comem alimentos supostamente saborosos e consomem bebidas refrescantes.

Mas será que realmente o que comemos e bebemos ficaria artisticamente bonito, aos olhos dos expectadores, na televisão e nas telas do cinema?

Segundo o diretor de Cinema e Televisão e professor universitário Ninho Moraes, a equipe de produção substitui alimentos e bebidas reais por fictícias durante a filmagem/gravação de produtos audiovisuais. O diretor relata que só utilizando elementos semelhantes aos originais é que torna-se possível controlar a dinâmica do que se está produzindo. Optando por comidas e bebidas verdadeiras, a consistência física pode ser perdida, visto que existem cenas que demoram dias para serem rodadas/gravadas efetivamente, proporcionando, então, uma apresentação com aspecto desagradável ao olhar do público.

Chantilly, chá e guaraná - Moraes evidencia que em muitas produtoras e emissoras de TV o whisky é substituído por chá e a cerveja pelo guaraná. Essa troca é possível pelo fato de as bebidas possuírem tonalidades parecidas com seus substitutos. Já as bebidas espumantes são representadas por chantilly e a sensação de copo gelado é realizada a partir de spray de água.

Em entrevista ao "Uol", a produtora de arte Patrícia Miranda, que trabalhou durante dez anos em novelas da Rede Globo, afirma que no passado era usada bebida de verdade em cena, porém depois que houve a proibição, os autores passaram a ser estimulados a não escreverem cenas com bebidas alcoólicas e cigarros.

No sucesso "Avenida Brasil", por exemplo, a cachaça é feita a partir da mistura entre chá, água e mate; o dry martini é produzido com água e gelo, o champanhe é uma mistura de refrigerante de limão com água gasosa, enquanto o vinho tinto é representado pelo suco de uva.

Para o diretor, a substituição também é uma alternativa para preservar os atores, pois se a interpretação de determinada cena ocorrer diversas vezes o profissional pode passar mal. Porém, alerta que há a necessidade de se dosar, tanto bebidas reais quanto as cenográficas.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário