sábado, 27 de outubro de 2012

As santas do pau oco das novelas


Elas adoram impor moral e a decência, mas no fundo, depois de alguns capítulos... A máscara cai e o público descobre que tanto falso moralismo na verdade esconde as mais sórdidas intenções! Veja algumas das maiores moralistas das novelas:

Dona Doroteia (Laura Cardoso), de ‘Gabriela’, era a maior zeladora da moral e dos bons costumes de Ilhéus, condenando e julgando todos que tinham uma conduta duvidosa. Até que a cidade toda descobriu que ela, que adorava olhar torto e falar mal das meninas do Bataclan, também já havia sido quenga na juventude!

Constância, a personagem de Patrícia Pillar em ‘Lado a Lado’, foi descrita pela própria atriz como “uma falsa moralista”. A ex-baronesa é capaz de tudo , inclusive usar, manipular e passar por cima dos outros sem o menor pudor, dizendo pensar apenas no bem de sua família.

Maria Altiva (Eva Wilma) era a grande inimiga de Zenilda (Renata Sorrah), a dona do bordel de Greenville em ‘A Indomada’ (1996). Foi ela que inventou o personagem “Cadeirudo”, só para aterrorizar a cidade e jogar a culpa em cima da outra! No final, a verdade foi descoberta e Maria Altiva terminou completamente louca.

As Irmãs Cajazeiras de O Bem Amado (vividas por Ida Gomes, Dorinha Duval e Dirce Migliaccio) também são moralistas inesquecíveis da dramaturgia brasileira. Adoravam manter as aparências de moças direitas, recatadas e puras quando, na verdade, estavam mais interessadas em conquistar o prefeito Odorico Paraguaçu, fazendo de tudo para fisgar o coração dele!

Perpétua (Joana Fomm) era tão preocupada com a decência das pessoas que chegou a expulsar sua própria irmã, Tieta (Betty Faria), da cidade por não concordar com seu estilo de vida. O jogo virou para Perpétua quando foi descoberto seu segredo: ela, tão pudica, guardava em uma caixa o órgão genital de seu marido falecido.

Em ‘Xica da Silva’ (1996), Violante (Drica Moraes) era a grande vilã. Gostava de manter a pose e se sentir superior a todos os seus escravos. Tanto que conseguiu até colocar a igreja contra a pobre Xica.

Mariana (Cássia Kis), de ‘Paraíso’ (2009), era tão cristã e temente a Deus que havia feito uma promessa que prometia a própria filha a Santa Rita. O destino pregou uma peça nela quando sua filha, apelidada de Santinha, se apaixonou justo pelo filho do Diabo.

Em ‘Roque Santeiro’ (1985), o povo de Asa Branca também sofria com uma senhora muito cheia de moral. Dona Pombinha (Eloísa Mafalda) era totalmente contra a abertura da boate “Sexu’s” na cidade, criticando a conduta das meninas que lá trabalhavam. Em compensação, dentro de sua casa, fazia de tudo para empurrar sua filha para um casamento com Roque Santeiro.

Eva (Eliane Giardini), de ‘Cobras & Lagartos’ (2006), é o que se pode chamar de santa do pau oco: era uma mulher rígida, que criava os três filhos à rédea curta e com muita religiosidade. Mas, em um determinado ponto da trama, a mulher se transformou: de moralista, Eva se tornou Esmeralda, uma cigana toda cheia de vida e amor para dar!

A última a desfilar pela nossa telinha foi Dona Dorotéia, ou melhor, “Dodô Tanajura”. E agora, quem será a próxima?

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário