sábado, 20 de outubro de 2012

'Avenida Brasil' para o país e é destaque no exterior


O capítulo final de Avenida Brasil foi um dos maiores fenômenos de audiência da TV brasileira dos últimos anos: alcançou média de 51 pontos em São Paulo, o recorde do ano na TV brasileira, segundo dados preliminares.

O assunto dominou os veículos de imprensa e as conversas por todos os cantos do país desde as primeiras horas da manhã. Bolões tentavam acertar a identidade do assassino de Max. Mais no final da tarde e início da noite, o corre-corre era geral, principalmente nas grandes cidades, com noveleiros apressados para não perderem um minuto da atração. A verdadeira Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, que emprestou seu nome à novela, tinha trechos desertos, assim como muitas ruas pelo Brasil. Muitos bares e restaurantes montaram telões para conquistar a clientela. Famílias se reuniram para acompanhar os desfechos de Nina, Carminha e toda a turma do Divino.

Mas não foi só isso. Na era da revolução da informação, a novela foi acompanhada ao redor do planeta, e atraiu a atenção de alguns dos principais veículos estrangeiros.

Um artigo do jornal inglês Financial Times comparou o último capítulo de Avenida Brasil ao final da Copa, ao Carnaval e ao Dia da Independência, como uma das datas mais importantes do calendário brasileiro. Outro jornal britânico importante, o The Guardian, destacou a mudança de agenda da presidente Dilma Rousseff para não coincidir com o último capítulo da novela.

Outros veículos, como a também britânica rede BBC, o Washington Post, um dos principais jornais americanos, e a revista Forbes lembraram que a audiência espetacular da novela poderia causar sobrecarga no fornecimento de energia elétrica, o que acabou não acontecendo. Todos ressaltaram que o sucesso da novela se deve ao fato de que ela retrata a vida da nova classe média brasileira.

Durante a novela, o primeiro assunto mais comentado no Twitter no mundo era Avenida Brasil. Entre os dez primeiros tópicos cinco eram sobre a novela.

Audiência - No ar entre 21h11 e 23h, o último capítulo de "Avenida Brasil" bateu seu recorde, registrando 51 pontos de média, pico de 54 e 72% de share, segundo dados prévios do Ibope na Grande SP. No mesmo horário, o SBT ficou em segundo lugar com 4 pontos e a Record em terceiro com 2,5.

O final da novela de João Emanuel Carneiro superou sua antecessora. No dia 23 de março deste ano, "Fina Estampa" encerrou-se com 47 pontos de média.

"Avenida Brasil" também conquistou uma audiência maior que "Insensato Coração". A trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares terminou com 47 pontos, em 19 de agosto de 2011.

Mas a história de Carminha perdeu para o último capítulo de "Passione", que chegou ao fim no dia 14 de janeiro do ano passado com 52 pontos; e de "Caminho das Índias", em 11 de setembro de 2009, que teve 55 pontos.

Vale destacar que "Avenida Brasil" terminou com mais audiência que outra trama de João Emanuel Carneiro: "A Favorita". A história de Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia) marcou em seu desfecho uma média de 50 pontos, em 16 de janeiro de 2009.

Com informações do G1 e Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário