sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Globo aposta alto em novos autores


Com o surgimento de novas mídias, a TV Globo teve que optar por uma reestruturação urgente, o que vem sendo feito nos últimos dois anos. A emissora carioca está cada vez mais dando espaço para antigos colaboradores e agora futuros e renomados novelistas. Com quase 50 anos de existência, a Globo nunca se renovou tanto como agora, sendo que apenas neste ano já estrearam cinco novos novelistas: a ex-colaboradora de Manoel Carlos, Lícia Manzo, com "A vida da Gente", os ex-colaboradores de Gilberto Braga e Aguinaldo Silva, Filipe Miguez e Isabel de Oliveira, com "Cheias de Charme", e por último João Ximenez Braga e Cláudia Lage com a novela "Lado a Lado". E engana-se quem pensa que esta lista para por aí, pois em 2013 outros novos nomes surgirão.

A teledramaturgia da Globo ganhou um novo fôlego quando João Emanuel Carneiro teve a oportunidade de escrever, em 2004, "Da Cor do Pecado", trama que foi supervisionada por Sílvio de Abreu e exibida às 19 horas, e considerada por muitos críticos um dos maiores sucessos dos anos 2000, sendo reprisada pela segunda vez no "Vale a Pena Ver de Novo". A sua competência, criatividade e dinamismo foi importante para que ele emplacasse mais uma novela para o mesmo horário e, logo em seguida, ser chamado para assinar o horário nobre. Depois foi a vez de Elizabeth Jhin e suas tramas espíritas. Também tivemos Thelma Guedes e Duca Rachid com dois grandes e importantes sucessos, "Cama de Gato" e "Cordel Encantado", ambas das 18 horas.

Os autores veteranos também estão com a importante missão de se adaptar ao novo modo de escrever novelas. O público está cada vez mais exigente, preferindo tramas mais ágeis, com um número de capítulos bem menor, o que pede também que a duração das cenas também sejam menores. E com o fortalecimento da Classe C, os autores passaram a escrever tramas que fizessem com que esse público se identificasse e pararam de enaltecer as classes mais ricas. Exemplo de tramas que resolveram arriscar foram "Fina Estampa", "Avenida Brasil" e Cheias de Charme".

Dos últimos seis anos para cá, as novelas vem perdendo uma boa parcela do público. Antigamente, novelas ultrapassavam facilmente a casa dos 50 pontos. Hoje em dia, raramente uma novela do horário nobre consegue superar uma média de 40 pontos. Mais será que isso se deve à baixa qualidade dos folhetins? Pois bem, com o surgimento de novas mídias, o público, principalmente os jovens, passaram a migrar para essas novas formas de entretenimento, fazendo com que os números do IBOPE despencassem. E os novos autores já estreiam com a missão de trazer para a telinha histórias que envolva todos os tipos de gostos, uma espécie de "agrada a todos" e assim prender um número maior de telespectadores à frente da TV.

"A Globo vem contratando novos autores, porém com timidez e hermetismo. Aspirantes ao posto de autor de novelas precisam escalar um muro de protecionismo, quase intransponível", diz Lara Simeão Romero, crítica do Portal Aguinaldo Silva Digital. Ela ainda destaca: "Muitos novos talentos poderiam ser descobertos se a emissora abrisse os olhos para os quatro cantos do Brasil, com oficinas de roteiro, concursos nacionais, regionais ou algo semelhante, baseados única e exclusivamente no mérito e capacidade individual".

Certamente só conseguem chegar ao tão sonhado posto de novelista aquele que se dedica anos como colaborador. Porém, nem todos que são colaboradores serão novelistas. É uma profissão que envolve riscos, que devem ser driblados a todo o momento, pois uma única novela movimenta milhões de reais e uma emissora não pode correr o risco de perder grande parte de seu investimento. Ter disciplina, ser criativo, ser inovador e ter sangue frio é um dos básicos pré-requisitos para o cargo tão cobiçado por aqueles que sonham com a fama, dinheiro e glamour.

Não há dúvida alguma de que a Rede Globo está feliz com os ótimos frutos que vem colhendo nos últimos tempos. O bom faro para escalar pessoas de talento está deixando os executivos da emissora confiantes e possivelmente outros importantes nomes surgirão nos próximos dois anos.

Fonte: Yahoo

8 comentários:

  1. para o horario nobre adoraria a volta de silvvio de abreu no 2015 ele e um craki em tramas policials pasionales com elencos de primeira grandeza.
    agora gloria perez e seu salvejorge se apuntara um 20 asegurado,esa trama promete e seu elenco e extraordinario.
    walcyr carrasco ya asegura o suceso da proxima das nove com ese elenco espectacular que vem com todo.no 2013/2014.
    ya no 2014 2015 2016 de todas maneras deben voltar sim duvida alguma tres crakis das nove no horario nobre
    maneco gilberto braga e silvio de abreu.
    suas tramas tao distintas urbanas actuales e modernas sao as melhores do genero. sim contar que cada uma debe tener pelo menos 60a80 actores cada uma .de ahi o turno debera ser para don aguinaldo silva otro magico do horario.no 2016.
    mais e injusto sacar a silvio de abreu do horario ele e elegante,chiqui para contar suas historias .bellisima e passione foram maravilhosamente escritas e com elencos de primeira.
    so resta asistir salvejorge ese elenco e perfeito.as locacoes e a trilha ya e suceso na radio,preciosa cancoes de roberto carlos.

    ResponderExcluir
  2. maneco2014
    adoraria que julia lemertz trabalhe junto a jose mayer o herson capri.
    deberiam voltar ao horario das nove
    viviane pasmanter cristine fernandez regina duarte renee de vielemond beatriz segall maria fernanda candido claudia abreu alesandra negrini claudia ohana angela viera fernanda montenegro fernanda rodriguez leticia persiles giulia gamm ana lucia torre maria padilha merecen

    ResponderExcluir
  3. redeglobo 2012
    se apunto um 20 con autores novos no horario das seis
    licia manzo a vida da gente
    elizabeth jhin amor eterno amor
    joao ximenez braga e claudia lage lado a lado
    telma guedes e duca rachid cordel encantado
    todos maravilhosos autores da actual galeria da teledramaturgia brasilera.

    ResponderExcluir
  4. redeglobo2012
    das sete
    maria adelaide amaral com tititi
    miguel falabella aquele beijo
    filipe miguez e isabel de oliveira cheias de charmie
    excelentes todos
    agora silvio de abreu e sua guerra dos sexos 2012 pocos autores como silvio saben distraer a un numerosisimo publico cada mais exijente com um elenco tao pequeno.
    tem que ser crakis para nao ficar chateado com tao poucos personajens. ele sempre tem suceso.

    ResponderExcluir
  5. que volten a horario nobre
    claudia ohana claudia abreu bruna lombardi beatriz segall viviane pasmanter giulia gamm
    suzana viera maite proenca maria padilha malu mader arlette salles regina duarte

    ResponderExcluir
  6. claudia ohana giulia gamm bruna lombardi
    de malvadas arrasariammmmmmm

    ResponderExcluir
  7. Eu queria estar fazendo parte desse grande time!

    ResponderExcluir
  8. Eu queria ser um autor de novelas para rede globo, esse é o meu sonho, eu queria fazer uma novela das nove, eu tenho tantas ideias.

    ResponderExcluir