quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Globo realiza debate com candidatos à Prefeituras


A Rede Globo realiza nesta quinta-feira, dia 04, o tradicional debate com os candidatos à Prefeitura pelo Brasil visando as eleições do próximo domingo. A transmissão, ao vivo, começa logo após a novela ‘Gabriela’.

No Rio de Janeiro, estão convidados os cinco candidatos dos partidos com representação na Câmara: Aspásia Camargo (PV); Eduardo Paes (PMDB); Marcelo Freixo (PSOL); Otávio Leite (PSDB) e Rodrigo Maia (DEM).

Em São Paulo não haverá debate, pois a Globo estipulou que seis seria o número  máximo de prefeitáveis participantes, porém um candidato “nanico” entrou com uma ação na justiça e ganhou o direito de participar do programa. Diante disso, a emissora optou por cancelar a edição paulistana.

O debate terá cinco blocos: o primeiro e o terceiro, com temas livres; o segundo e o quarto, com temas determinados; e um último, para considerações finais. O posicionamento dos candidatos no estúdio será definido por sorteio. Os candidatos terão 30 segundos para perguntas, um minuto e 45 segundos para respostas, 45 segundos para réplica e 45 segundos para a tréplica. Em caso de direito de resposta, a ser analisado pelo mediador e pela equipe de produção, o tempo será de um minuto.

As perguntas serão feitas sempre de candidato para candidato. Para que todos os candidatos perguntem e respondam ao menos uma vez em cada bloco, será seguido o método do matemático Oswald de Souza. Segundo essa regra, na abertura de cada bloco, o mediador sorteia o candidato que faz a primeira pergunta. O candidato sorteado então pergunta para um candidato de sua livre escolha. O candidato que respondeu faz a próxima pergunta a qualquer debatedor que ainda não perguntou nem respondeu, e assim por diante. O último a perguntar no bloco formulará a questão, necessariamente, a quem o iniciou. No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, mas, antes das perguntas, o mediador sorteia, em uma urna, o tema a ser abordado.

Se algum candidato faltar, em cada bloco, um dos candidatos presentes poderá relatar ao público a pergunta que faria ao ausente. Ele terá 30 segundos para fazer isso. Relatada a pergunta, ele deverá escolher um dos candidatos presentes para fazer outra pergunta. A partir desse ponto, seguem-se as regras já descritas. O lugar destinado ao candidato ausente ficará vazio, com uma placa com o nome dele.

No quinto e último bloco, cada candidato terá um minuto para fazer suas considerações finais. A ordem será definida por sorteio. Cada participante pode ser acompanhado por até 10 assessores, sendo que apenas dois deles terão acesso ao candidato no estúdio durante o debate. Cada candidato terá direito a 30 convidados, que ficarão na plateia do evento.

Com informações da Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário