sábado, 6 de outubro de 2012

Taça das Favelas revelará talentos para o futebol do Rio


Nesta terça, dia 2, o projeto Taça das Favelas 2013 foi oficialmente lançado em uma coletiva de imprensa realizada no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, que contou com a presença de representantes da Central Única das Favelas (Cufa), jornalistas e convidados. MV Bill e Nega Gizza foram os apresentadores do evento, que teve ainda uma apresentação do grupo Batuk D’Gueto e um jogo amistoso entre os melhores jogadores da primeira edição do projeto.

A fórmula da competição, idealizada em parceria com a Globo Rio, sofreu mudanças. A partir de agora, a faixa etária dos jogadores fica menor: as 80 seleções podem ser compostas por moradores de favelas entre 14 e 16 anos, sendo que cada equipe pode ter no máximo quatro jogadores com 17 anos. Antes o regulamento permitia a participação de jovens de 15 a 17 anos. Outra novidade é a parceria com os quatro grandes clubes do Rio e o Madureira, que facilitará a descoberta de novos talentos e a entrada dos jovens ao futebol profissional. “A Taça vai além dos muros que separam a favela do asfalto. O futebol, além de ser uma paixão nacional, pode mudar o futuro de muita gente. Esse ano firmamos a parceria com os clubes que acreditam no projeto e vão ajudar a recuperar e ajudar a juventude carioca. Antes dessa parceria mais de 100 jovens já foram beneficiados. Esperamos agora um sucesso muito maior”, conta MV Bill, um dos fundadores da Cufa.

O objetivo da Taça das Favelas é promover a integração das comunidades através do esporte e revelar talentos para o futebol de olho nos eventos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. As comunidades interessadas em fazer parte do projeto este ano já podem se inscrever através do site www.tacadasfavelas.com.br. Na primeira edição, mais de 20 mil jovens participaram do projeto. A competição revelou mais de 100 atletas, entre eles, Yasmin Justino de 18 anos, que atualmente treina no Lisboa, em Portugal, e Anderson Basílio, da mesma idade, hoje no Flamengo.

Em 2013, 16 seleções serão compostas por mulheres, incentivando o desenvolvimento do futebol feminino. As partidas serão disputadas em campos de futebol profissionais: no Madureira Esporte Clube, Bangu e Padre Miguel. Além dos jogos, haverá também capacitação dos jovens e ações sociais nas favelas.

Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco e Madureira entenderam os objetivos sociais do torneio e participarão ativamente da competição enviando seus representantes para acompanharem os jogos, tendo a preferência para identificar potenciais revelações. O Madureira disponibilizou as suas instalações para as cerimônias e jogos de abertura e encerramento da competição. “A iniciativa permite oferecer consultoria e estrutura para os jovens selecionados e também às suas famílias, que passam a contar com suporte para acompanhar e decidir o melhor caminho para a ascensão profissional de seus filhos”, observa Celso Athaide, secretário geral da Cufa.

Veja o cronograma das competições no site:
www.tacadasfavelas.com.br
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário