sábado, 10 de novembro de 2012

Novelas passam por período de crise na audiência


Praticamente todas as novelas no ar atualmente vêm sofrendo com números de Ibope abaixo do esperado. Sem dúvida, o Horário Político contribuiu para isso, bem como o horário de verão, que – por exemplo – põe a novela das seis da Globo a ser exibida no meio da tarde.

Existem outros fatores também. A Globo estreou suas três novelas inéditas em um espaço menor que um mês e meio, com Horário Político e Horário de Verão iniciando. Sempre que uma trama começa, a audiência é menor, e demora um pouco para a novela engrenar. Se não tem uma trama no ar há algum tempo, falta um estímulo – uma escada – para as novas que estão iniciando.

Vale a Pena Ver de Novo Da Cor do Pecado:
A “re-reprise” da novela de João Emanuel Carneiro vem registrando a menor média de audiência do Vale a Pena Ver de Novo dos últimos anos: 11 pontos – quando a meta é 18. Perde até para a reprise de Sete Pecados (em 2010), que, até o capítulo 30, registrou 11,2 pontos.

O capítulo de De Cor do Pecado com maior audiência até agora foi o da última segunda-feira (05/11): 13 pontos. A menor audiência foi 9, em quatro ocasiões. Realmente não foi uma boa ideia trazer de volta uma novela com menos de dez anos (sua exibição original foi em 2004) que já havia sido reprisada em tão pouco tempo – há cinco anos (em 2007).

Malhação
A “novela teen” está bem abaixo do esperado. A meta é 20 pontos e Malhação tem até o momento uma média de 13. O capítulo de maior audiência até agora foi o da estreia, em 13/08: 21 pontos. O menor foi 10, em dois dias. No mesmo período, a temporada anterior marcava 16 pontos.


Lado a Lado
A novela das seis da Globo vem registrando a pior média da história para o horário: 18 pontos – quando a meta é 25. Comparando com as tramas anteriores (até o capítulo 48), nunca uma novela das seis chegou a números tão baixos. A Vida da Gente, a novela que estava no ar neste período há um ano, tinha uma média de quase 22 pontos.

A maior audiência de Lado a Lado foi 23 pontos, no dia 13/10 (um sábado). A menor foi 14, nos dias 25 e 27/10. A novela é excelente, produção de época caprichadíssima, direção e elenco afiados e uma trama folhetinesca. Mas a combinação horário político + horário de verão derrubou a sua audiência.

Guerra dos Sexos
Até o capítulo 32, a novela das sete tem uma média de 23 pontos – quando a meta é 30. É a menor média de audiência desde Tempos Modernos, em 2010, que tinha 22 pontos (até o capítulo 32). O capítulo de maior audiência de Guerra dos Sexos foi o da estreia, em 01/10: 28 pontos. O menor registrou 16, no dia 27/10, um sábado.

A novela ainda não cativou o telespectador. O que pretende ser uma comédia soa sem graça.

Salve Jorge
Até o capítulo 14, a novela de Glória Perez registra 31 pontos – quando a meta é 40. É a pior média desde a novela Passione, em 2010, que tinha até o capítulo 14 uma média de 31,17. O capítulo de maior ibope de Salve Jorge, até agora, foi o segundo, 37 pontos, em 23/10. O menor foi o sexto capítulo, em 27/10 (sábado): 25 pontos.

A trama chama atenção por um dos temas centrais: tráfico de mulheres. Porém, núcleos na Turquia já não despertam tanto o interesse como na época de O Clone (e seu universo árabe). Mas o inimigo maior de Salve Jorge é a novela anterior, Avenida Brasil, que acostumou mal o telespectador com uma trama ágil, deixou muitos “viúvos apaixonados” e tem uma diferença abissal com Salve Jorge: estética e folhetinescamente falando, Salve Jorge segue uma linha mais tradicional que Avenida Brasil. Vale lembrar que a novela anterior de Glória Perez, Caminho das Índias, quando estreou, também demorou um pouco para cativar os telespectadores.

Rei Davi
A reprise da minissérie bíblica da Record aproveita a baixa de Salve Jorge (concorre diretamente com a novela da Globo) e registra até bons números: em torno de 7 pontos – principalmente se considerarmos que ela foi apresentada recentemente.


Balacobaco
A novela da Record está em seu 24º capítulo e tem até o momento uma média de 6 pontos, quando o esperado é em torno de 12. É o pior número entre as novelas da emissora. Perde até para Máscaras, que no mesmo período registrou 8 pontos. O capítulo de maior audiência foi o da estreia, em 04/10: 8 pontos. A menor audiência é 3, registrado em duas sextas-feiras: 12 e 19/10.

A novela tem uma pegada de comédia, é colorida, repleta de personagens caricatos e tem uma trilha sonora popularíssima. Une elementos de novelas das sete horas da Globo com trilha semelhante à de Avenida Brasil. Mas falta a Balacobaco personagens e histórias cativantes.

Carrossel
A novela do SBT segue firme e forte como um fenômeno: tem até o momento uma média de 13 pontos. Direcionada ao público infantil, Carrossel tem sua audiência cativa e fiel. Nem mesmo a estreia da Fazenda de Verão pela Record abalou a novelinha do SBT. A maior audiência foi 15 pontos, registrada diversas vezes. A menor foi 9, em duas ocasiões. É a única novela em paz com o Ibope até o momento.

Observação: cada ponto no Ibope equivale a 60 mil domicílios na Grande Sao Paulo.

Fonte: Nilson Xavier, do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário