terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Programas policiais invadem a TV


Crimes misteriosos, detetives, investigações, enredos e personagens que provoquem medo e suspense. Estes eram os principais ingredientes do gênero romance policial, surgido no século XIX e idealizado pelo escritor norte-americano Edgar Allan Poe. Aliás, outro lugar melhor para o nascimento do estilo policial não existe. Os EUA são reconhecidos por duas qualidades aparentemente opostas: a grande liberdade individual e a mão pesada do sistema penal.

Ainda são lançados muitos livros com o padrão criado por Allan Poe, mas uma outra mídia fez o formato se popularizar ainda mais, por meio de séries e docudramas (mistura de relatos, imagens e dramatizações de um crime real): a televisão.

E são os EUA os grandes exportadores de programas policiais, de diferentes tipos. São séries, como a franquia "CSI", "Criminal Minds", "Dexter" e "Castle"; e Docudramas que são exibidos no Brasil em canais pagos, como o Investigação Discovery e o A&E. O Brasil também produz programas assim, como o extinto "Linha Direta" e o seriado "Força Tarefa". Cada programa possui uma linha diferente. Alguns exploram o drama, outros o suspense e, alguns, até a comédia. Entre os programas policiais há também os que acompanham o dia a dia dos profissionais da segurança pública, como o "Polícia 24 horas" da Band e o "Mulheres de Aço" do GNT.

A maioria dos programas, em especial as séries, explora o crime de homicídio, a mais grave quebra do contrato social. Mas por que assistir a esses relatos de sofrimento, sejam eles ficcionais ou não? Por que esses programas conquistam o público?

Targina Neris é telespectadora assídua dos programas e já participou de júris. "O que me motivou a gostar desse tipo de programa foi a minha experiência como jurada. O que gosto nestes programas são os pequenos detalhes que fazem com que o crime seja desvendado e o que me motiva é justamente cada passo dado para que tudo seja esclarecido", afirma a professora de 49 anos.

Para a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, autora do livro "Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado", o que atrai o público é o tratamento dado, em especial pelos seriados, à investigação, sempre baseada numa ideia de polícia científica que esclarece os crimes com base nas provas e no conhecimento. "Esses programas, especialmente os norte-americanos, trazem conhecimento sobre o comportamento humano, principalmente aquele que até então sempre nos foi pouco compreensível. Para quem não é psicopata é difícil imaginar, por exemplo, que alguém possa matar para ver como é que é", completa a especialista.


Para o jurista Luiz Flávio Gomes, a sedução dos programas policiais está na vingança. "Muita gente, para não dizer a quase totalidade dos telespectadores, adora ver programas midiáticos policiais (às vezes policialescos) ou violentos não para ver sangue, não para, no final, se sentir aliviado porque toda aquela desgraça não aconteceu com ele. Não é nada disso ou não é somente isso. Por quê, então? Para ver se, no final, o culpado vai ser devidamente punido e qual vai ser o castigo. Por quê? Porque o homem animal tem que gravar na sua memória o castigo para aprender a não fazer o errado, para não danificar terceiros. O castigo funciona como instrumento de 'domesticação' da besta humana". Segundo ele, a narrativa policial reforça que uma penalidade tem que ser aplicada da forma mais dura possível e que a eficiência de um sistema penal está em sua rigidez.

É o que também pensa o especialista em estudos de criminalidade, Robson Sávio. "A questão que subjaz esses programas reforça a ideia segundo a qual um estado penal eficiente controla e diminui os crimes - o que não é uma verdade absoluta, pois o controle do crime demanda outras variáveis. Também podem passar a ideia do recrudescimento da legislação penal como lenitivo para a violência. O que também não se sustenta cientificamente. Não é legislação dura que controla o crime, e sim uma combinação entre eficiência do Estado na prevenção e repressão qualificada do crime."

E será que esses programas revelam demais sobre o trabalho da polícia e da justiça?

Para o delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Pinho, na maior parte das vezes, as formas de trabalho mostradas nos programas, principalmente nas séries, divergem muito do cotidiano da polícia. "Na vida real é muito diferente. Em primeiro lugar, porque a ciência forense de Hollywood não é uma realidade sequer para a Polícia estadunidense, e em segundo lugar, porque o detetive da vida real, não é aquele personagem dedicado 24 horas à investigação, pois ele tem uma vida absolutamente normal." Por essa diferença, esses programas pouco contribuem para uma aprendizagem de como escapar da polícia, esconder evidências, etc.

E eles incentivam a prática do crime?

"Eu não acredito que a TV ou os filmes violentos aumentam a violência. Eu acho que o fator desencadeante para personalidades doentias pode ser qualquer coisa", defende a psiquiatra Ana Beatriz. É o que também pensa o delegado Pinho: "não creio que programas policiais possam influenciar pessoas a cometerem crimes, mas as técnicas dos criminosos mostradas podem acabar sendo úteis para aqueles que já têm a índole criminosa."

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário