terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Globo prepara cobertura especial do Carnaval 2013


A Globo mobiliza uma grande operação para a cobertura do carnaval 2013. Cerca de dois mil profissionais vão trabalhar nas transmissões dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, além de cobrir os blocos de rua, as festas em Salvador e Recife, acompanhando de perto onde o carnaval estiver acontecendo.

São Paulo - Na capital paulista, a folia começa na sexta-feira, dia 8. Cléber Machado e Mariana Ferrão, que neste ano estreia na transmissão, narram os dois dias de desfiles para todo o Brasil, exceto o para o estado do Rio de Janeiro. Os jornalistas, que antes apresentavam de uma cabine localizada no alto do sambódromo, agora descem e narram de uma cabine no mesmo nível da avenida.  Mariana Ferrão segue em visitas em todos os barracões e mostrando os bastidores da maior festa brasileira. Ao final do desfile, próximo à dispersão do Anhembi, fica o estúdio Globeleza, com seus convidados especiais.

Os desfiles das escolas de samba de São Paulo serão exibidos na sexta-feira, dia 8, logo após o ‘Globo Repórter’, e no sábado, dia 9, após o ‘BBB13’. Na terça-feira, dia 12, será transmitida para todo o Brasil, menos o estado do Rio de Janeiro, a apuração dos desfiles paulistanos, logo após a novela ‘Da Cor do Pecado’.

Desfiles cariocas - Este ano, pela primeira vez, a festa carioca começa na Globo já na sexta-feira, dia 8, quando serão exibidos, com exclusividade para todo o estado do Rio de Janeiro, os desfiles da Série A. Na sexta e no sábado de Carnaval, dias 8 e 9 de fevereiro, Alex Escobar e Mariana Gross comandam a festa de 19 escolas de samba.

No domingo e na segunda-feira, dias 10 e 11 de fevereiro, Glenda Kozlowski e Luis Roberto levam o espetáculo do Grupo Especial do Rio de Janeiro para todo o país. Reunida pela quarta vez consecutiva nesta transmissão, a dupla narra a festa da ‘Esquina do Samba’, estúdio montado no início da Marques de Sapucaí. Localizado na dispersão da apoteose, o ‘Estúdio Globeleza’ entra, mais uma vez, em ação ao final da apresentação de cada escola de samba com seus convidados especiais.

Os desfiles das escolas de samba do grupo especial carioca serão exibidos no domingo, dia 10, logo após o ‘Fantástico’, e na segunda,  dia 11, após o ‘BBB13’. Na segunda e na terça-feira, a Rede Globo exibe um compacto dos melhores momentos do dia anterior logo depois do ‘Jornal Hoje’. Na quarta-feira de cinzas, dia 13, a apuração será transmitida após a reexibição da novela ‘Da Cor do Pecado’.

Globo News - O canal de notícias Globo News traz a cobertura completa, ao vivo em todos os telejornais, dos desfiles do carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo e da folia nas principais capitais do país. Desde o dia 2 a emissora apresentará programas especiais tendo como tema o carnaval em suas diferentes manifestações.

Tecnologia 8K - Em parceria com a Rede Globo, a emissora japonesa NHK grava o carnaval em 8K, tecnologia também chamada de Ultra High Definition (UHDTV), que proporciona imagens 16 vezes mais nítidas que o HD ( High Definiton). Além da alta qualidade de imagem, o 8K tem 22,2 canais de áudio, diferente dos 5,1 canais de áudio do HDTV. Esta tecnologia tem o objetivo de dar ao telespectador uma sensação de “imersão”. A NHK enviará ao Brasil equipamentos e a equipe da emissora que com profissionais da Globo vão trabalhar na produção, na captação das imagens e sons, para aprender sobre a nova tecnologia. O formato 8K está em desenvolvimento no Japão, sob a liderança da NHK. Já existem planos para iniciar transmissões no Japão em 2016.

G1 - O portal G1 (www.g1.globo.com) já está com uma página especial para o Carnaval, que reúne informações sobre a festa em 11 estados brasileiros. A cobertura, em parceria com afiliadas da TV Globo e emissoras locais, leva aos internautas todas as notícias sobre os ensaios dos principais blocos e escolas de samba, venda de ingressos para bailes e desfiles, esquemas de trânsito e o calendário completo com horário e local de concentração das festas de rua em cada região. O site também transmitirá ao vivo os desfiles das escolas de samba do grupo Especial do Rio de Janeiro e São Paulo. Os principais blocos de rua cariocas e o desfile das escolas da série A do Rio também poderão ser conferidos ao vivo pelo G1. Em Recife, a festa do Galo da Madrugada, no dia 9, e o Baile Municipal, dia 2, serão transmitidos para foliões de todo o país. Os estados que fazem parte da cobertura são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O internauta pode acessar a cobertura completa do Carnaval no endereço:  http://g1.globo.com/carnaval/2013/.

Internacional - A TV Globo Internacional leva a folia brasileira além das fronteiras do país. Os desfiles das escolas de samba do grupos especial do Rio de Janeiro e São Paulo, assim como os melhores momentos do Galo da Madrugada, chegam às casas de 600 mil assinantes do canal internacional que estão em 118 países nos cinco continentes.

Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário