sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Justiça condena Datena e Band por preconceito


A Band foi condenada pela Justiça Federal de São Paulo a veicular uma campanha sobre a "diversidade religiosa e a liberdade de consciência e de crença no Brasil".

A decisão aconteceu após uma ação do Ministério Público Federal contra o apresentador José Luiz Datena, que em julho de 2010, no "Brasil Urgente", fez comentários considerados preconceituosos sobre os ateus.

Na ocasião, o apresentador repercutiu uma reportagem de Márcio Campos sobre o fuzilamento de um garoto, e disse que a morte aconteceu por conta da "ausência de Deus", já que "um sujeito que é ateu não tem limites, e é por isso que a gente vê esses crimes aí".

Irritado, Datena esbravejou: "É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mau. Se bem que tem ateu que não é do mau, mas o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque, não sei, não respeita limite nenhum”.

O Ministério Público achou o comentário preconceituoso contra as pessoas que não acreditam em Deus. O MP também diz que a Band "prestou um desserviço para a comunicação social, uma vez que se portou de forma a encorajar a atuação de grupos radicais de perseguição a minorias, podendo, inclusive, aumentar a intolerância e a violência contra os ateus".

Segundo decisão da Justiça, a emissora terá que exibir os esclarecimentos com a mesma duração dos ataques aos ateus: 50 minutos. Caso a Band não cumpra a decisão, será multada em R$ 10 mil por dia. Ainda cabe recurso.

Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de imprensa do canal diz que "não foi oficialmente informada da referida decisão mas, quando for, irá recorrer".

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário