sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

“Sabor Brasilis”, a primeira HQ sobre novelas


Os bastidores da telenovela já inspiraram livros, filmes (“Tootsie”, “Segredos de uma Novela”, “A Novela das Oito”), peças (“Novela Brasil”) e até a própria telenovela (“Espelho Mágico”). Pela primeira vez, uma HQ se prontifica a explorar esse universo.

“Sabor Brasilis” (Zarabatana Books), a graphic novel – uma novela gráfica, literalmente falando –, escrita por Hector Lima e Pablo Casado, com ilustrações de Felipe Cunha e George Schall, desvenda o que rola por trás da produção de uma telenovela de sucesso em seus últimos capítulos: o stress dos roteiristas, a pressão da emissora, das concorrentes, dos patrocinadores, da mídia, do público. A fogueira das vaidades e a luta de egos por trás da historinha de ficção.

As referências com a realidade estão em todas as páginas. Desde a emissora líder de audiência, até sua principal concorrente, administrada por um grupo religioso. A mídia que cobre as novelas: jornais, revistas, internet, programas de televisão. Referências a pessoas da vida real, desde autores de novela, até apresentadores de TV. Nem este blogueiro/tuiteiro escapou ileso!

“Sabor Brasilis” foi escrita enquanto ai ao ar “Fina Estampa”, de Aguinaldo Silva, e a reprise de “Vale Tudo”, no Canal Viva – novelas de sucesso da temporada 2011-2012. O “quem matou Olívia Ribeiro” da HQ é uma alusão à Odete Roitman. Mesmo porque, a primeira frase da história é “Agora vale tudo!”. O autor de “Sabor Brasilis”, Antônio Callado, lembra Aguinaldo Silva, principalmente quando ele usa o twitter para divulgar seu trabalho.

Mas, o mais curioso é que “Sabor Brasilis” antevê o final apoteótico de “Avenida Brasil”, através do último capítulo da novela do gibi – a HQ já estava roteirizada antes da estreia da trama de João Emanuel Carneiro.

A ficção imita a vida real. Ou vice-versa. Existe uma máxima em televisão que afirma que as novelas são todas iguais, o que muda é a forma de contar uma mesma história. “Sabor Brasilis” se inspira nas novelas de televisão para imitar a vida real.

O lançamento e sessão de autógrafos com os autores acontece neste sábado, 23/02, a partir das 17 horas, na Gibeteria, Praça Benedito Calixto, 158, 1º  andar, em Pinheiros, São Paulo.



Fonte: UOL

2 comentários:

  1. Boa tarde. Vi que vc copiou e colou o meu texto aqui em seu blog. Informou a fonte apenas como "UOL", sendo que o correto é mencionar meu nome como autor do texto também. Por favor, eu gostaria que fosse corrigido. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Xiiiiiiiiii. Ctrl C + Ctrl V

    ResponderExcluir