terça-feira, 19 de março de 2013

Marcas famosas e suas gafes de marketing

Marcas são capazes de influenciar a escolha do consumidor e são fundamentais para garantir os lucros da companhia. Por toda esta importância, a gestão delas é cercada de planejamento, pesquisas de opinião e muito investimento. Ainda assim, falhas acontecem e são muitas. Algumas são causadas por fatalidades, outras por descuido e existem casos que surpreendem quando provocam reclamações inflamadas nas redes sociais. Este último caso envolve ações que são consideradas inocentes ou bem-humoradas por quem faz e, politicamente incorretas por ativistas e simpatizantes. Veja alguns casos:

Chuva de Twix


Qual marca foi exposta negativamente? TWIX
Como foi todo o episódio? Aconteceu em 2010 e, embora não seja tão recente, os erros foram tantos que vale a menção. A promessa era fazer chover chocolate em plena Av. Paulista, no dia 30/05, às 14h. A divulgação via redes sociais foi um sucesso. No entanto, a execução foi uma tempestade de erros: o acesso ao local - um estacionamento - foi fechado após determinado horário; os chocolates foram jogados manualmente, resultando em uma distribuição desigual; e, pior, em quantidade insuficiente e misturado a papel picado. Resultado: #chuvadetwix se tornou trending topic no twitter, a hashtag #chuvadetwixfail também se destacou e surgiu até uma página de protesto exclusiva para ação.


Nokia Lumia 920 e a câmera escondida


Qual marca foi exposta negativamente? Nokia
Como foi todo o episódio? O diferencial do celular Nokia Lumia 920 é uma tecnologia de estabilização das imagens produzidas por sua câmera. Nada mais natural do que fazer um vídeo de pessoas em movimento e provar que as imagens não ficam tremidas. Até aí, perfeito! O problema foi que consumidores viram, aos 28 segundos do vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=UuX9TVEDbos), o reflexo de um cinegrafista que estava gravando toda a cena. A empresa se desculpou publicamente e lançou um novo vídeo, mas o estrago estava feito.


A bala que atingiu a Nike


Qual marca foi exposta negativamente? Nike
Como foi todo o episódio? Exemplo de superação, Oscar Pistorius, primeiro biamputado a competir em uma olimpíada, fazia parte do grupo de atletas patrocinados pela Nike. Em fevereiro, Pistorius foi acusado de matar a tiros a namorada na África do Sul. Assim como toda a sociedade, a Nike foi pega de surpresa e teve que tirar do ar, às pressas, um anúncio que mostrava uma imagem do corredor ao lado da frase "Eu sou uma bala no cano do revólver". A alusão à velocidade do atleta acabou ganhando um teor mórbido.

Devassa e a primeira vez


Qual marca foi exposta negativamente? Devassa
Como foi todo o episódio? Uma frase de duplo sentido "E você, tá esperando o que para ter sua primeira vez" deixou a Devassa em maus lençóis. A propaganda foi alvo de reclamações no CONAR por "dez consumidores que questionaram a "associação da cerveja à iniciação sexual", e acusaram a peça de estimular jovens a "assumir um comportamento de risco".

Kinder Ovo sexista


Qual marca foi exposta negativamente? Kinder Ovo
Como foi todo o episódio? Baseada em pesquisas com mães e crianças, a Ferrero - fabricante do Kinder Ovo - apostou em lançamentos "para meninos" e "para meninas" nesta Páscoa. A versão masculina é azul e traz brinquedos como carros ou aviões. A feminina é rosa e os brindes são itens como bonecas ou pulseiras. A empresa não previu a possibilidade de ser taxada de sexista nas redes sociais, mas foi exatamente o que aconteceu. Rendeu até um abaixo-assinado no site Avaaz.org.

Kia e a escravidão das mulheres


Qual marca foi exposta negativamente? Kia Motors e TV Globo
Como foi todo o episódio? A novela Salve Jorge incluiu a gravação de um comercial falso para a montadora - e a garota-propaganda contratada foi uma das mulheres vítimas do tráfico internacional. Rosângela, interpretada pela atriz Paloma Bernardi, estrelou o merchandising em trajes sensuais. Imediamente, as críticas surgiram nas redes sociais: pegou mal a associação entre a marca e a contratação de mulheres escravizadas.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário