segunda-feira, 25 de março de 2013

“Menino de Ouro” estreia com emoção no SBT


Impossível não ter se emocionado com o primeiro episódio de "Menino de Ouro, novo realty show exibido pelo SBT na manhã deste domingo. A paixão e a entrega dos jovens jogadores para passarem no teste inicial do programa é comovente. A parte ruim: desde cedo, molecada simulando pênaltis e sendo premiados com a malandragem.

A chamada "peneira" (espécie de triagem de jogadores) é sempre uma situação muito difícil, já que os garotos têm só aquele joguinho para mostrar que possuem capacidade suficiente para serem aprovados. Um dia ruim, um momento de nervosismo no teste e o sonho está acabado. Já os avaliadores, os ex-jogadores Zetti e Edmilson no papel de técnicos do reality, passaram por pressão semelhante, já que tinham a responsabilidade de não cometer injustiças em suas escolhas.

No fim, 22 meninos foram selecionados pelos treinadores, que passaram a submeter os garotos de suas equipes (cada um montou um time obviamente com 11 jogadores), que se enfrentaram em jogo que acabou empatado por 1 a 1 no tempo normal e decidido nas penalidades. A lamentar que os dois gols da partida tenham ocorrido após marcação de dois pênaltis, um para cada lado, ambos inexistentes e fruto de uma malandragem boba: os meninos "cavaram" os penais, se jogando e simulando terem recebido falta, à la Neymar, enganando o árbitro e, assim, acabaram "premiados". Os pênaltis foram equivocadamente marcados e resultaram em gols.

Pior foram os depoimentos: "dominei a bola, driblei o primeiro, o zagueiro abriu a perna e toquei para o ponta, que é um pouquinho 'malandro', dominou a bola e sofreu o pênalti", disse o lateral do time "Azul", de Edmilson, referindo-se ao atacante do seu time que, após carrinho do zagueiro, na bola, caiu e conseguiu que o árbitro visse falta dentro da área na jogada.

"Tabelei com o 'Ligeirro', que devolveu pra mim, aí falei: 'o juiz tá lá atrás, então vou tentar cavar o pênalti'", declarou um garoto do time "Amarelo", de Zetti, autor do gol de empate em penal que ele próprio bateu, após simular falta que não aconteceu. O menino também se jogou para ludibriar o apitador e foi beneficiado com a malandragem.

Ou seja, para quem viu o reality show do SBT, que parece muito divertido, ficou a sensação de que, desde cedo, a molecada já é "viciada" em enganar árbitro para conseguir falta e pênalti. E pior: como ambos "lucraram" com essa opção, que resultou em gol para seus times, nenhuma orientação no sentido de ensinar que aquilo é uma atitude errada e desonesta foi passada pelos técnicos Zetti e Edmilson, passando uma perigosa mensagem de que vale tudo para conseguir objetivos. Por acaso é futebol, mas corre-se o risco de que tal postura acabe moldando a personalidade dos meninos em suas vidas. Péssimo exemplo.

Na disputa por pênaltis, o time "Azul", de Edmilson, foi derrotado e assim tiveram três jogadores eleitos para a eliminação. Uma prova de "drible de pneus", com objetivo de colocar a bola dentro de barris, salvou um deles, não por acerto (todos erraram o lance final), mas pelo menor tempo no percurso.

Os técnicos Zetti (equipe "Amarela") e Edmilson ("Azul"), e o apresentador, o também ex-jogador Paulo Sérgio, tomaram a decisão de escolher entre os dois que restaram, sendo Thiago, do time "Azul", o eliminado. Ele teve um voto de Edmilson e de Paulo Sérgio, que desempatou a disputa com o chamado "voto de minerva".

Vale explicar que, embora eliminado da disputa para jogar num dos três grandes times, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, premiação final do reality ao "menino de ouro" do programa, o garoto segue disputando os jogos no time "Azul", nos próximos episódios da atração, de forma que ambas as equipes mantenham-se em 11 contra 11 jogadores.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário