segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dira Paes deixa sua marca em “Salve Jorge”


“Salve Jorge” está na reta final. A trama coleciona tropeços, atores deixados de lado (André Gonçalves, onde está o Miro?) e retrata uma Turquia idealizada por Glória Perez (com foco em tradições e costumes folclóricos, sobretudo na Capadócia). Até algumas tomadas feitas em Istambul deixam a desejar (numa edição de “O Mundo Segundo Os Brasileiros”, exibida em fevereiro, na Band, ficou evidente que a cena noturna é muito mais agitada e há coisas com cara de ultrapassadas no enredo).

Porém, a trama tem seus méritos e é inegável que ganhou ritmo nesses momentos decisivos. Por comentários, cena a cena, que vemos em redes sociais dá pra medir o quanto o destino de Morena (Nanda Costa) e dos traficantes de pessoas vem prendendo o telespectador. Bem, repercussão a história sempre teve, para o bem ou para o mal!

E não tem como não comentar a atuação de Dira Paes, conforme prometido quando destaquei algumas surpresas do elenco. Ainda é tempo de evidenciar o talento da atriz, nascida em Abaetetuba, no Pará, e muito competente para o drama e para a comédia.

Dira não é um rostinho novo na Globo. Festejada por cineastas, ela estreou na emissora na novela “Araponga” (1990). Já seu primeiro papel de destaque foi Potira no malsucedido remake de “Irmãos Coragem” (1995). No entanto, o estrelato veio com Solineuza, do seriado “A Diarista” (notinhas sobre ciúme da protagonista Cláudia Rodrigues volta e meia pipocavam na imprensa).

A mesma Glória Perez, que criou Lucimar, a presenteou com o fenômeno Norminha, em "Caminho das Índias" (2009). A fogosa personagem caiu no gosto popular ao som de “Você Não Vale Nada Mas Eu Gosto de Você", do grupo Calcinha Preta. Daí para papéis cada vez mais importantes e lugar garantido na publicidade brasileira foi um pulo (merecido).

Logo de início, confesso que Lucimar me incomodava. Acho que Dira não havia conseguido encontrar o tom da personagem e se desligar de Celeste (que viveu em “Fina Estampa”, de Aguinaldo Silva, em 2011). Aos poucos, aquela que poderia ter sido apenas a mãe da mocinha, foi dando conta do recado, principalmente nos momentos mais tensos ao lado de Lívia (Claudia Raia), Wanda (Totia Meirelles), Russo (Adriano Garib) e do pequeno Junior (Luiz Felipe Melo).

Dira não passou batido, a personagem ganhou força (contrariando a primeira impressão), convenceu e emocionou graças à sua interpretação. A atriz comprova que está pronta para qualquer papel. Em “Ti Ti Ti” (2010), Marta já havia sido um exemplo de que ela pode funcionar em perfis nem tão previsíveis (insistem em associá-la à mulheres do povo, domésticas etc.). Que venham outros tipos: a periguete, a sofredora, a barraqueira, a mãe devotada, a apaixonada, a vilã, a ricaça... que talento tem de sobra!

Maria Vanúbia – Aproveito para me redimir com Roberta Rodrigues, que ficou de fora da minha relação inicial de destaques. Justifico: sempre foi uma boa personagem, Glória Perez é que não a vinha explorando tanto. Não tem muito tempo que Maria Vanúbia começou a se destacar por conta de sua história com Pescoço (Nando Cunha), ou “Perrrcoço”, e por sua ida à Turquia.

Agora já sabemos quem é ela na fila do pão francês. Roberta - que cresceu no Morro do Vidigal, no Rio, e empresta suas observações e vivências ao Complexo do Alemão da novela - vai com brilho! (parodiando alguns dos bordões da personagem: “Quem é você na fila do pão francês?” e “vai sem brilho!”).

Wanda - Claro que as vilãs de "Salve Jorge" tiveram momentos de trapalhadas dignos de pastelão, porém, não deixemos de evidenciar a competência de Totia Meirelles para viver Wanda. Por muito tempo, a atriz será lembrada por esse papel. Algo tão impactante, depois de Carminha (Adriana Esteves), em "Avenida Brasil", não seria tarefa tão fácil. Mas teve oportunidade de mostrar que foi uma aposta que valeu.

Antônia - Quero citar ainda que, do alto de sua exuberância, Letícia Spiller está muito bem nesse papel. Pena que todo o drama da personagem Antônia (ela era a "laranja" do esquema de Lívia) se perdeu pelo caminho. E de qualquer maneira que o queiram explorar agora - meio que em cima da hora - não terá a mesma força. Esse enredo - com Carlos (Dalton Vigh), Celso (Caco Ciocler) e Amanda (Lizandra Souto) e a pequena Raissa (Kiria Malheiros) - precisava de mais tempo.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário