segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mateus Solano comenta o sucesso de Félix


Bastaram alguns poucos capítulos de Amor à Vida, o folhetim de Walcyr Carrasco que acaba de estrear no horário nobre da Globo, para Mateus Solano arrebatar o público. Na pele de Félix, o primeiro vilão gay da história das telenovelas, o ator tem sido chamado nas redes sociais de ‘A nova Carminha’, alusão a inesquecível malvada vivida por Adriana Esteves em Avenida Brasil. “Não faço a Carminha de calças”, diz, evitando comparações. O sucesso é tanto, que no segunda dia de exibição da trama o personagem de Solano ganhou um perfil no Twitter- com mais de dois mil seguidores em poucas horas- e as tiradas de Félix viraram meme na web.

Nas redes sociais estão te chamando de ‘a nova Carminha’. Um baita de um elogio, não?
Sem palavras para descrever a Adriana Esteves como colega. Mas o Félix é o Félix e a Carminha, a Carminha. Mas eu entendo a comparação porque eu vejo o público com saudade de rever aqueles personagens. A comparação é inevitável, mas não fui buscar algo na Carminha para compor o Félix.

Outro apelido que seu personagem ganhou foi Félixciano (trocadilho com Marcos Feliciano). O que acha do trocadilho?
Meus amigos agora só me chamam de Félixciano, tenho me divertido com o trocadilho e é um sinal de que o personagem, de certa forma, incomoda. Quem faz um vilão tem que estar preparado para tudo. Mas acho que o Félix tem um lado de humor que pode conseguir muito carisma e arrancar empatia do público.

Tem acompanhado o sucesso nas redes sociais?
Tenho uma conta no Twitter, onde entro raramente, e tenho o meu Instagram, que é fechado porque posto fotos da minha família e ela não tem nada a ver com a minha profissão. Mas o Twitter não conseguiu me pegar e não tenho Facebook. Acho que sou um dos últimos que não tem Facebook. Fico sabendo da repercussão do Félix pelas pessoas que estão ligadas no Facebook e vão me mostrando. E eu fico muito feliz.

A internet virou termômetro das novelas. Está preparado para as críticas também?
Eu acho a web muito democrática, o que é muito bom. Por outro lado, o anonimato da internet mostra o Félix que existe em cada um de nós. Muitos comentários são maldosos e tem muita raiva por aí. Tem um vídeo do Chico Buarque na internet que é maravilhoso, que fala que ele nunca havia prestado atenção na internet, até um dia ouvir alguns comentários sobre si mesmo. Ele ficou impressionado com o que ouviu. Ele fala que é uma raiva tão grande… É claro que não vai ficar com raiva de quem tem raiva dele, isso não faz o menor sentido. Mas esse vídeo é bastante determinante.

Hoje a questão gay deixou de ser meramente sexual, mas de direitos humanos. Não teme que o personagem fomente a homofobia?
Até então personagens gays só eram bonzinhos, bem resolvidos e não eram enrustidos. É um avanço representar um que não seja bom caráter e não acho que isso fomente o preconceito. O mundo é gay e eu não precisei procurar nada sobre homossexualidade porque, há muito tempo, tenho vários exemplos ao meu lado. Como cidadão, acredito que duas pessoas que se amam devem ter o direito de ficar juntas no mundo em que elas vivem. Pra mim esse é o conceito de amor, felicidade e até família. Tem espaço no mundo para todo mundo.

O que público pode esperar do Félix nos próximos capítulos?
Muita maldade, muita diversão, um cara com a língua afiada. O vilão tem essa propriedade… ele fala coisas que muita gente gostaria de dizer. Mas essa não é uma característica só do Félix, mas de todo vilão.

Fonte: Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário