quarta-feira, 19 de junho de 2013

Fagundes decora textos em cima da hora


Com 30 novelas no currículo, Antônio Fagundes é um dos atores mais reverenciados da televisão brasileira. O veterano interpretou tipos marcantes da teledramaturgia nacional, como o vilão Felipe Barreto, de "O Dono do Mundo" (1992), o fazendeiro José Inocêncio, de "Renascer" (1993), e o empresário Bruno Mezenga, de "O Rei do Gado" (1997).

No ar como o dono do hospital San Magno, de "Amor à Vida" - trama das 21h da Globo -, Fagundes contou ao Famosidades que não realizou nenhuma pesquisa para montar o cirurgião César Khoury. O artista, inclusive, revelou que nunca fez laboratório para "encontrar o mundo" de seu personagem.

"Laboratório é coisa para químico. Somos atores. Temos, ao longo da carreira, como formação profissional, a observação. Isso faz com que sempre estejamos prontos para fazer um personagem. Todo mundo conhece um médico, um advogado, um engenheiro, um arquiteto. Então, trazemos essa experiência de vida para os personagens que vamos fazer."

Não realizar essa pesquisa tão comum no meio artístico não é a única particularidade de Fagundes. O ator só decora o texto da cena que vai gravar minutos antes de entrar no set. "Para a inveja dos meus colegas", brincou.

Ele garante que não desenvolveu nenhuma técnica para memorizar tantas falas em tão pouco tempo. "É um dom. Se eu pudesse, eu passava para todo mundo, mas é meu mesmo. Não adianta ensinar. Cada um descobre o seu jeito de decorar."

O veterano também assumiu que ficou frustrado quando soube que iria gravar as primeiras cenas do folhetim de Walcyr Carrasco no Peru, local onde passou férias com a família. "Quando eu vi, estava voltando ao Peru para gravar. Não sabia que gravaríamos lá. Se eu soubesse, nem tinha gastado. Gastei dinheiro à toa [risos]. Mas é muito bonito lá."

Mesmo assim, o ator não escapou dos efeitos da altitude em Machu Picchu. "Passei um pouquinho mal. Fiquei com falta de ar, mas é normal. Lá tem 3,5 mil metros de altitude. O ar é meio rarefeito. Você leva uma semana, dez dias para se acostumar. Você escova o dente e tem que sentar para descansar."

Além da novela, o ator está em cartaz no teatro com a peça "Vermelho", ao lado de Bruno, seu filho. A agenda atribulada, aliás, não lhe permite matar a saudade de antigos trabalhos que estão sendo reprisados no canal Viva. "De vez em quando eu dou uma zapeada, mas acompanhar não consigo. Eu até gostaria, porque eram novelas muito boas."

Atualmente, ele pode ser visto no canal fechado em três produções. Nas novelas "Rainha da Sucata" (1990) e "Renascer" (1993), e na segunda versão do seriado "Carga Pesada" (de 2003 a 2007). "Só dá eu, né? Não estão enjoando, não?", perguntou.

Fonte: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário