segunda-feira, 24 de junho de 2013

'Saramandaia' tem furdunço na praça central


Para uma pequena cidade, até que Bole-Bole é bem movimentada. Ou algum outro lugar já presenciou simultaneamente um comício, uma manifestação política, um cortejo fúnebre e a chegada de um helicóptero em plena praça central? Como já se disse por aqui, em Bole-Bole, tudo pode...

Todo esse furdunço tem uma só causa: o sonho do vereador João Gibão (Sergio Guizé) em trocar o nome da cidade para Saramandaia e, assim, trazer novos ares para a região. A novidade, depois que virou plebiscito aprovado pela Câmara dos Vereadores, rapidamente ganhou as ruas e chegou até a pensão de Risoleta (Debora Bloch), onde os homens da cidade confraternizam à noite. Só que ali, no meio de tanta discussão entre bolebolenses e saramandistas, um certo cidadão se exaltou e literalmente colocou o coração pela boca. Cazuza (Marcos Palmeira) até tentou engoli-lo de volta, mas parece que o coração não encontrou o caminho certo e foi parar em outro lugar. Dr. Rochinha (André Frateschi) logo atestou a morte do farmacêutico, deixando inconformadas a viúva Aparadeira (Ana Beatriz Nogueira) e sua filha Marcina (Chandelly Braz).

Para a família, o momento é de tristeza. Mas para o ardiloso Zico Rosado (Zé Mayer), é hora de aproveitar a oportunidade da morte do primeiro bolebolense para convencer o povo de que a culpa é dos saramandistas. Rápido, marca um comício na praça central da cidade na mesma hora do cortejo fúnebre de Cazuza para comover o povo. E convoca o respeitado professor Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes) para proferir rebuscadas palavras em prol de Bole-Bole. Antes, recorre ao prefeito para garantir segurança na praça e impedir que nenhum membro da família Vilar apareça. Mas Lua Viana (Fernando Belo), apartidário, responde à altura. Zico vai embora furioso, sem antes ouvir de Encolheu (Matheus Nachtergaele) a previsão do tempo para o dia do comício: muita ventania!

A oposição fica sabendo das artimanhas do fazendeiro e resolve agir. Ao lado do irmão Pedro (André Bankoff) e do cunhado Gibão (Sergio Guizé), Zélia Vilar (Leandra Leal) organiza uma manifestação para a mesma hora. A moça, líder do movimento saramandista, acredita no sonho de Gibão e nas mudanças com a troca do nome da cidade. Ela quer varrer Zico do poder e não poupará esforços enquanto não conseguir derrubar o principal rival de sua família.

E é assim que Bole-Bole vive o dia mais agitado de sua história. No exato momento em que Lua, Gibão, Rochinha e Encolheu passam carregando o caixão de Cazuza, Aristóbulo está de pé em cima do coreto inflamando os companheiros bolebolenses com seu discurso. Zico, a seu lado, pede pressa, mas não consegue evitar a reação dos ativistas! Por todos os lados, jatos de tinta atirados por Zélia, Pedro e seus companheiros pintam os bolebolenses com as cores de Saramandaia. Num instante, a praça está tomada de amarelo, verde e laranja!

Se não fosse pouco, o susto ainda aumenta com o vento forte e o ronco do motor de um helicóptero que, por emergência, pousa em plena praça, apavorando os presentes. De dentro dele, dentro de 30 anos sem colocar os pés em Bole-Bole, sai Vitória Vilar (Lilia Cabral) com seu filho caçula Tiago (Pedro Tergolina). Zico, que a namorou na adolescência, não consegue acreditar no que vê. E nem percebe que, na confusão, o caixão acabou caindo e abrindo-se com o impacto. Quando a poeira baixa, é que os presentes veem Cazuza, ali de pé, sem entender nada. Nem ele nem Vitória Vilar no meio de todo esse furdunço!

A cena vai ao ar nesta segunda-feira, no 1º capítulo. ‘Saramandaia’ tem autoria de Ricardo Linhares, direção de núcleo de Denise Saraceni, direção geral de Denise Saraceni e Fabrício Mamberti e direção de Natalia Grimber, Adriano Melo, Calvito Pereira e Oscar Francisco. A próxima novela das onze vai ao ar de terça a sexta-feira. A estreia acontece excepcionalmente na próxima segunda-feira, logo após ‘Amor à vida’.

Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário