sexta-feira, 14 de junho de 2013

Turma do “Sai de Baixo” volta entrosada e afiada


Um dos burburinhos dos últimos dias na cena televisiva, a retomada das gravações do "Sai de Baixo" se mostrou um dos grandes acertos do canal pago Viva (das Organizações Globo). A repercussão do primeiro episódio da "nova temporada" nas redes sociais comprova isso, a partir do difusão do tópico #saidebaixochatice durante a exibição do programa, das 20h30 às 21h30, desta terça (11.06).

O canal, cuja característica é a reprise de atrações que marcaram época na Globo (como novelas mais antigas que não têm vez no "Vale a Pena Ver de Novo" e o próprio "Sai de Baixo"), agendou a gravação de quatro novos episódios em comemoração aos seus três anos no ar. O primeiro, "Tudo Será Como Antes", promoveu o reencontro dos moradores do Largo do Arouche depois de 11 anos e contou com a participação de Tony Ramos, vivendo um mordomo trambiqueiro. Ótimo chamariz, aliás. Outras participações estão agendadas (Ingrid Guimarães e Arlete Salles já fecharam) assim como ocorria nos originais.

Do revival participam o casal Caco (Miguel Falabella) e Magda (Marisa Orth) - ele mais inspirado e arrogante, ela mais burra do que nunca -, além de Vavá (Luiz Gustavo) e Cassandra (Aracy Balabanian). Todos são atraídos pela curiosidade de saber quem é a nova dona do apartamento onde moravam (e voltam a morar, de favor). A anfitriã é a ex-doméstica Neide Aparecida (Márcia Cabrita), que ficou rica. Pois é, a arte imita a vida: é a ascensão das camadas sociais! O interesse das emissoras pela nova classe C não nos deixa mentir.

A Globo tirou o "Sai de Baixo" do ar em 2002, após seis anos de exibição (nas noites de domingo), por considerar a fórmula desgastada e repetitiva. Na verdade, alguns desfalques no elenco (caso de Tom Cavalcante e Cláudia Jimenez - que não acertaram participação nessa retomada) e desentendimentos nos bastidores contribuíram para o "fim". Qualquer semelhança com o que vem ocorrendo atualmente com a "A Grande Família" não é mera coincidência.

Na tentativa de acertar um novo projeto de comédia, a Globo testa formatos modernizando a linguagem ou flertando com o público da Internet. Nem sempre acerta. A saída (de novo) da turma do "Casseta & Planeta" da grade e os resultados de "O Dentista Mascarado", estrelado por Marcelo Adnet, são exemplos. Enquanto isso, mantém o batido e "envelhecido" humorístico "Zorra Total" nas noites de sábado.

Esse intervalo do "Sai de Baixo" parece ter sido benéfico. O time de saudosos telespectadores pode sugerir gás para uma nova sessão nostalgia (e quem sabe na própria Globo). O elenco tem nomes de forte apelo popular e, queiram ou não, personagens, situações e bordões que não só "pegaram" como ficaram no imaginário popular ("Odeio pobre!"; "Cala a boca Magda!"; "Canguru perneta" etc.).

Sem lembrar o período de saturação da sitcom, esse novo episódio foi festejado como um acontecimento e, por isso, tratado como um evento "genial" e "sensacional". Pode parecer incoerente mas, de fato, um certo frescor pairou no ar. Pudemos matar saudade dos improvisos (que sempre garantem mais risadas que as piadas prontas) e ainda comprovamos que o elenco curtiu esse momento. Os anos passaram, mostrando atores mais velhos e rechonchudos, mas entrosados e afiados!

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário