sexta-feira, 26 de julho de 2013

"Carrossel" chega ao fim com motivos para comemoração


Chega ao fim nesta sexta-feira (26), logo mais às 21h15, "Carrossel", adaptação mexicana feita por Íris Abravanel e de direção-geral de Reynaldo Boury.

A novela infantil teve sua estreia no dia 21 de maio de 2012 e, com seu término ocorrendo hoje à noite, são acumulados 310 capítulos, o que concedem à trama o título de mais longa da TV brasileira no século XXI e a sexta mais longa considerando todas as novelas produzidas no Brasil de forma contínua e em uma única temporada (o que elimina produções como "Os Mutantes", da Record, "Malhação", da Globo, e "Chiquititas", também do SBT).

Apesar da longa jornada de gravações, que ocorreram no decorrer de 240 dias, em cerca de 4036 cenas de estúdio e 1440 horas de filmagens, "Carrossel" manteve o interesse do público do início ao fim e marcou o SBT em vários sentidos.

A família na TV: Embora não tenha sido um projeto financeiramente ousado, "Carrossel" conquistou grandes vitórias ao SBT. O folhetim reuniu a família em frente a TV após vários anos.

A discussão de temas como o racismo, entre Maria Joaquina (Larissa Manoela) e Cirilo (Jean Paulo Campos); o difícil relacionamento de um filho travesso e seu pai, com Jaime (Nicholas Torres) e Rafael (Henrique Stroeter); a história de uma professora que abdica da juventude para se dedicar aos seus alunos, com Helena (Rosanne Mulholland) foram bastante aceitas por quem assistia em casa.

No decorrer dos anos 2000, produções infantis passaram a se tornar cada vez mais raras. O aumento do poder de compra do brasileiro viabilizou o impulso nas vendas de pacotes de TV por assinatura, o que acabou segmentando e isolando ainda mais a programação destinada às  crianças.

Apesar da Globo ter mantido  "Malhação" e a Record tenha injetado mais de R$ 40 milhões em "Rebelde", nenhuma das duas produções era destinada ao público infantil - ainda que atingisse ele de certa forma. Ambas abordavam temas que ainda são pertinentes aos mais crescidos.

A ideia do SBT é manter o mesmo êxito de "Carrossel" com "Chiquititas", embora nesta última haja um certo distanciamento da ingenuidade das crianças da Escola Mundial e das tramas ligadas a ela.


Audiência: "Carrossel" termina se consagrando como um verdadeiro fenômeno de audiência. Mais de 90% de seus capítulos tiveram índices na casa dos dois dígitos de audiência e não foram raras as ocasiões em que os picos se aproximaram dos 20 pontos.

A audiência de "Carrossel" foi bastante estável na Grande São Paulo, alternando seus números entre 12 e 14 pontos. Para efeitos de comparação, "Corações Feridos" e "Amor e Revolução" atingiam 6 pontos de média em seus melhores dias.

Além disso, a trama se manteve invicta nos confrontos com a Record, que não poupou esforços em retomar a vice-liderança no horário. Foram desbancados diversos produtos, dos mais distintos orçamentos e públicos, como "Rebelde", o "Jornal da Record, a polêmica "Fazenda de Verão" e a série "CSI: NY".

Curiosamente, os índices de "Carrossel" também se destacaram mesmo levando em conta os patamares da Globo e Record. Durante vários  capítulos, a novela do SBT teve audiência superior a de "Malhação" e chegou até mesmo a encostar na de "Lado a Lado". Já em comparação com a Record, a distância é ainda maior. Ainda que  tenha enfrentado direta ou indiretamente quatro novelas da rival ("Rebelde", "Máscaras,"Balacobaco" e "Dona Xepa"), nenhuma delas teve audiência comparável.

Também é necessário ressaltar a estabilidade de "Carrossel" se comparado ao desempenho da versão original, em 1991. Na época, a história mexicana havia herdado o horário com 6 pontos. Seus índices subiram para 21, o que causou pânico na Globo. Entretanto, seu longo período em cartaz e o desgaste da história fizeram com que o Ibope caísse para menos da metade - o que não aconteceu nesta versão.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário