segunda-feira, 29 de julho de 2013

Televisa acerta nova parceria com o SBT


O desinteresse da Record pela parceria com a Televisa, a qual foi estabelecida em 2008, está mudando o posicionamento da emissora mexicana aqui no Brasil.

A Televisa vem se aproximando cada vez mais do SBT após um período de afastamento. O êxito das novelas vespertinas, como a trilogia de Thalia, e a aquisição de novelas inéditas, as quais também estão agradando, como "Cuidado com o Anjo", estão contribuindo para um reestabelecimento de relações.

Outro fator que também favorece o estreitamento de relações entre as duas redes é o sucesso de "Carrossel", cujo roteiro original partiu do canal mexicano.

Parceria com a Record: Em paralelo a isso, a Record, que até agora é a parceira oficial da Televisa no Brasil, não vem demonstrando grandes interesses na manutenção deste acordo. O acerto entre as duas chega ao fim neste ano e apenas duas novelas foram produzidas ("Bela, a Feia", em 2009, e "Rebelde", em 2011).

Houve um certo ressentimento por parte dos mexicanos quanto ao término abrupto de "Rebelde", que, após sucessivas mudanças de horário, foi tirada do ar ao chegar à casa dos 3 pontos de média.

Outro ponto que também chama atenção é que nenhuma novela original da Televisa foi produzida pela Record. "Rebelde" é um texto original da Argentina e "Bela, a Feia" é da Colômbia. "Cuidado com o Anjo" e "Patinho Feio" seriam as primeiras.

"Cuidado com o Anjo" chegou a ter capítulos escritos por Margareth Boury mas acabou sendo preterida por "Rebelde". Já "Patinho Feio" vinha sendo escrita por Ecila Pedroso, a qual foi dispensada há algumas semanas e os direitos de produção repassados ao SBT, que planeja emplacar a história em meados de 2014, na sequência de "Chiquititas".

Neste ano, a Record chegou a anunciar que voltaria a trabalhar com a Televisa. O informe foi feito diretamente aos mexicanos em uma viagem feita por Honorilton Gonçalves e Alexandre Raposo. Entretanto, o real motivo da visita ao país era conhecer o esquema de terceirização da produção de programas - projeto o qual foi abandonado pela nova gestão.

Parceria com o SBT: A Televisa e o SBT romperam a parceria de produção de novelas em 2008. Na época, a emissora de Silvio Santos estava disposta a investir em títulos nacionais e em adaptações de textos consagrados, como os de Janete Clair. "Revelação", "Vende-se um Véu de Noiva", "Uma Rosa com Amor" e "Amor e Revolução" foram algumas das produções feitas nesta nova condição.

Nenhuma destas novelas totalmente nacionais chegou a empolgar no Ibope como as mexicanas empolgavam. Tramas como "Marisol", "Amor e Ódio" e "Canavial de Paixões" consumiram investimentos menores e entregaram resultados maiores.

Novo acordo: Segundo a coluna Canal 1, a Televisa e o SBT chegaram a um acordo de preferência, o qual passará a vigorar a partir de setembro. A emissora de Silvio Santos continuará com a preferência na escolha de títulos para exibir em suas tardes - algo que a Record nunca fez questão de ter. Entretanto, o canal também concedeu à ex-parceira a preferência de produção de suas tramas - direito o qual ainda é da Record.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário