segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Dominicais adotam cada vez mais a linha “TV Fama”


O caso Scheila Carvalho é só um exemplo. As tradicionais revistas das noites de domingo na TV, cada dia que passa, tem apostado mais no chamado jornalismo de celebridades. Trocando em miúdos, investido pesado na vida dos famosos.

A prova mais escancarada, claro, é o "Domingo Espetacular". Além da entrevista com a eliminada de "A Fazenda" e do burburinho em torno do perdão ou não ao marido Tony Salles (o caso de traição com Kamyla Simioni veio à tona durante o confinamento de Scheila), o programa dedicou grande parte de sua edição mais recente aos burburinhos de gente famosa. E isso tem sido comum.

Teve dupla querendo processar o sertanejo Cristiano Araújo por plágio, um perfil de Mc Dedê e sua mudança de vida graças ao funk ostentação, além de um "por onde anda" José Augusto, sucesso nos anos 80. O papo com Scheila foi o pico de audiência do programa: 19 pontos. Mas a média também foi boa: 14 pontos, segundo prévia do Ibope.

Até em reportagens que fogem desse universo "TV Fama" (programa da RedeTV!), dão um jeitinho de incluir personalidades. Uma matéria sobre o perigo do sódio na alimentação foi pretexto para um passeio com a dupla João Lucas e Marcelo do sucesso "Eu quero Tchu, Eu quero Tcha" por restaurantes.

E a reportagem foi anunciada pelos apresentadores Paulo Henrique Amorim, Janine Borba e Fabiana Scaranzi com o seguinte "gancho": "os palavrões das músicas e dos alimentos". A justificativa? O nome da música soa esquisito, mas sódio é um palavrão para os cantores. Aham...

Teve ainda Ovelha (lembra dele?) comendo frituras para se abordar os perigos da gordura trans e Cláudio Fontana (do antigo grupo Chocolate), claro, falando sobre chocolate. Enquanto o cantor destacava o lado bom dessa delícia, o repórter Alex Sampaio lembrava dos riscos do leite (presente no doce) para quem tem intolerância à lactose. Sem esquecer de incluir a biografia dos entrevistados entre uma orientação nutricional e outra.


Tanto o "Domingo Espetacular" quanto o "Fantástico" são programas que permitem essa variedade. Serviço, informação, entretenimento, curiosidades. É que, de uns tempos pra cá, digamos que o espaço para a "futilidade" tem sobressaído a "utilidade" aos olhos de muita gente. Neste final de semana, o "Fantástico" não se aventurou tanto nessa seara. Talvez pelo fato do grande chamariz do concorrente (o caso Scheila Carvalho) ter esse apelo, buscou um caminho diferente.

Já teve ocasião em que se reclamou que o "Fantástico" estava muito light e o concorrente com mais temas da atualidade e a repercussão de fatos policiais, ou seja mais "quente". Aí o programa comandado por Zeca Camargo, Renata Ceribelli e Tadeu Schmidt voltou a focar nas grandes reportagens, investigações etc. Pelo jeito, agora a coisa se inverteu: é o "Domingo Espetacular" que está mais recheado de "fofocas".

Não que o "show da vida" fique atrás. Quando o programa global daria espaço para um tema tão palpitante como o casamento de Naldo e Moranguinho? Não é simplesmente aderir à linha chiques e famosos, é reparar que os dominicais estão cada vez mais populares e sem querer perder para a Internet. Tudo que está nas redes sociais tem que ser repercutido. Tudo.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário