segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Globo pode ter jornalismo em HD ainda em 2013


Maior emissora do Brasil e uma das poucas a não produzir e transmitir seus jornais em HD, a Globo deverá aderir ao novo sistema até o fim deste ano.

A expectativa para que o canal passe a adotar o padrão de alta definição está marcado para dezembro. O núcleo de esportes, no entanto, conseguirá se modernizar mais cedo e já a partir de novembro terá todas suas reportagens produzidas em HD.

Considerando todas as grandes emissoras de TV do Brasil, a Globo, a princípio, se mostra como a mais atrasada na implantação do HD em seus jornais. Emissoras como a Band, RedeTV! e Record já dispõe deste padrão há vários anos.

Entretanto, a partir de dezembro, o quadro irá ser alterado a favor da Globo. O motivo do atraso do canal carioca se justifica em uma decisão estratégica de implantar a alta definição em todas suas filiadas e afiliadas pelo Brasil para que a transmissão possa ocorrer sem furos (ou seja, sem alternâncias entre HD e SD, que ocorre com frequência em suas concorrentes).

No decorrer dos últimos seis anos, a Globo aparelhou suas mais de 130 emissoras no Brasil com novos equipamentos para poder se adequar ao padrão de uma vez. A medida que as praças passavam a produzir e transmitir em HD, seus respectivos jornais locais eram repassados para o novo sinal, ainda que as matérias veiculadas em rede nacional continuassem no formato tradicional de exibição.

Com o jornalismo completamente em HD, a Globo abrirá uma vantagem que suas concorrentes levarão vários anos para chegarem perto. Ainda que as principais afiliadas da Record e SBT já estejam trabalhando com a alta definição, ainda há dezenas delas que desconhecem o sistema e ainda trabalham com equipamentos ultrapassados.

No SBT, inclusive, a situação chega a ser ainda mais precária. A cabeça de rede em São Paulo, bem como a filial do Rio de Janeiro, só produzem em alta definição produtos e quadros determinados. Os jornais diários seguem no esquema antigo. Contraria este caso exemplos como o da TV Jornal, de Pernambuco, que em 2009 começou a testar o novo sistema e que pouco depois conseguiu completar toda sua grade no padrão mais atual.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário