segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A polêmica do beijo gay: argentinos seguem na frente


Nesta semana um dos assuntos mais comentados na imprensa e no meio televisivo foi o beijo gay exibido numa telenovela em horário nobre. Mas a cena não foi ao ar nas globais "Amor à Vida" e "Sangue Bom" - com a homossexualidade entre os temas - e, sim, na argentina "Farsantes", exibida no canal El Trece.

Embalados pela música "Pecado" (do álbum "Fina Estampa", de Caetano Veloso), os personagens Pedro (Benjamín Vicuña) e Guillermo (Julio Chávez) se entregaram à paixão. Os dois trabalham num grande escritório de advocacia de Buenos Aires (o universo jurídico domina a trama).

"Farsantes" estreou em junho e já registrava excelentes índices de audiência. O beijo colocou a novela na liderança absoluta. A cena - delicada, por sinal - ocorreu enquanto Guillermo cuidava de Pedro, que estava gripado e sozinho em casa.

Na história, Guillermo vive há 20 anos um casamento de fachada e investia em relações ocasionais até contratar Pedro, por quem sentiu uma atração imediata. Já Camila (Julieta Cardinali), mulher de Pedro, se mostra disposta a lutar por seu relacionamento apesar das dúvidas dele.

Embora muitos veículos de imprensa brasileiros tenha tratado a questão como novidade, não foi o primeiro beijo gay em território hermano. A Argentina, aliás, está bem à frente nesse quesito.

Em 2010, "Botineras", da Telefe, mostrou muito mais que um beijo entre os personagens Flaco (Cristian Sancho) e Lalo (Ezequiel Castaño), dois jogadores de futebol - divididos entre o amor e a carreira. Assim que o romance entre os personagens engrenou, a trama disparou em audiência (o final de ambos foi bem bonito).

Também da Telefe, "Los Exitosos Pells" (2009) - novela com toques de comédia sobre as farsas envolvendo a vida do "casal" de apresentadores do principal telejornal do país - também tinha personagens gays e alguns beijinhos na boca. Tive a oportunidade de assistir na íntegra e, particularmente, adoro essa trama, que ganhou adaptações em vários países (além do estilo, da qualidade, atualidade e ousadia das recentes histórias argentinas; algo perceptível também na atual safra do cinema argentino).

Não que as emissoras de nosso país vizinho não tenham recebido críticas, mas toparam encarar a questão de frente. E, pelos números, mesmo os que criticavam ficaram grudados na TV.

Por aqui, a Globo volta e meia demonstra que vai avançar no tema, mas recua. Assim como Guillermo em "Farsantes", Félix (Mateus Solano) vive um casamento de aparências em "Amor à Vida", mas seus casos não saem das insinuações.

Niko (Thiago Fragoso) e Eron (Marcello Antony), o casal gay da trama de Walcyr Carrasco, agora veem seu relacionamento - bem frio diga-se de passagem - ameaçado por uma mulher. Eron transou com Amarilys (Danielle Winits) e ela está grávida dele.

Na novela das sete, bastou os autores Vincent Villari e Maria Adelaide Amaral decidirem investir na homossexualidade de Filipinho (Josafá Filho) para o personagem ser rifado de "Sangue Bom" numa viagem repentina. Sendo assim, não evoluiu a relação dele com Peixinho (Julio Oliveira).

Acredita-se que o que o fato de duas tramas em exibição abordarem a temática gay não tenha sido o problema. Seja como for, o beijo entre os personagens Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) chegou a ser gravado em "América" (2005), mas a Globo desistiu de exibi-lo na última hora, frustrando até a autora Glória Perez.

A emissora polemizou ao mostrar um selinho entre Armane (Vladimir Brichta) e Jorge (Fábio Assunção) no seriado "Tapas e Beijos". Mas ainda não foi o polêmico e aguardado beijo gay. Os personagens brincaram apenas com os rumores de que estavam tendo um caso.

Já em "Amor e Revolução" (2011/12), no SBT, Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) se beijaram, porém, sem grande repercussão. A audiência da novela não ajudava.

Bom ressaltar que Julio Chávez, o Guillermo de "Farsantes", é um renomado ator e diretor de teatro, tv e cinema na Argentina, já tendo recebido vários prêmios. E o fato de um grande nome da teledramaturgia local ter protagonizado um beijo gay não foi empecilho. Adelante Brasil!

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário