segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ariano Suassuna sofre aneurisma cerebral


A causa do mal estar sofrido por Ariano Suassuna na última quinta-feira (29) foi em decorrência de um aneurisma cerebral, detectado em ressonância magnética, informou o boletim médico divulgado na noite deste sábado (31) pelo Real Hospital Português, em Recife (PE). Ele está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O documento, assinado pela cardiologista Dra. Verônica Monteiro, diz ainda que o escritor paraibano foi submetido a uma arteriografia cerebral que foi capaz de tratar o aneurisma – procedimento chamado de embolização. Suassuna passa bem, já está consciente e não se queixa de dor.

Na quinta, o escritor voltou a ser atendido no setor de emergências após sentir-se mal. Ele ainda segue sem previsão de alta da UTI.

Ariano Suassuna foi internado no dia 21 de agosto depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio. Atendido novamente no Real Hospital Português, o escritor chegou a receber alta no início da tarde do dia 27 do mesmo mês.

Segundo boletins médicos divulgados à época, o quadro de saúde do dramaturgo evoluiu bem após o susto e o tratamento deveria continuar em domicílio. O período de repouso recomendado era de 40 dias.

Histórico - Ariano Suassuna nasceu no dia 16 de junho de 1927, na cidade da Paraíba, atual João Pessoa, mas mudou-se para Recife em 1942. Formado em Direito e em Filosofia, publicou sua primeira peça teatral, "Uma Mulher Vestido de Sol", aos 20 anos.

Fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular, além de idealizador do Movimento Armorial, exerceu, entre outros cargos públicos, o de secretário de Cultura de Pernambuco, durante o terceiro governo de Miguel Arraes. Entre suas principais obras estão as peças teatrais "O Auto da Compadecida" e "O Santo e a Porca".

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário